UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
08/05/2010 - 18h01

Atlético-MG aposta em Luxa e em elenco recheado de campeões nacionais

Gustavo Andrade
Em Vespasiano (MG)

Depois de liderar o campeonato Brasileiro por oito rodadas na última edição, mas vacilar na reta final e acabar na sétima colocação, o Atlético-MG inicia a disputa de 2010 diante do Vasco, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Mineirão, em busca de voltar a brigar entre os primeiros colocados. Para isso, a equipe alvinegra aposta numa comissão técnica e num elenco recheado de jogadores com conquistas nacionais.

A grande esperança da torcida do Atlético de entrar na briga pelo título está concentrada no técnico Vanderlei Luxemburgo. Maior campeão brasileiro, o treinador já ergueu o troféu da principal competição nacional por cinco vezes. Já em campo, Luxa terá sob seu comando 13 jogadores que já foram campeões da Série A do Brasileirão ou ergueram o troféu de campeonatos nacionais em outros países.

Campeões da Copa do Mundo de 2002 com a seleção brasileira, o lateral-esquerdo Júnior e o meia Ricardinho são os maiores vencedores de campeonatos brasileiros no elenco atleticano. Cada um ergueu a taça por três vezes.

Enquanto Ricardinho foi bicampeão em 1998 e 1999 com o Corinthians, e depois ainda levou a edição de 2004 pelo Santos, Júnior foi tricampeão consecutivamente pelo São Paulo, entre 2006 e 2008. Nos dois últimos do tricolor paulista, ele teve a companhia do volante Zé Luís. Já em 2007, quem também estava no clube do Morumbi era o atacante Diego Tardelli, que foi campeão holandês com o PSV na temporada 2006/2007.

O goleiro Marcelo e o lateral-direito Coelho foram campeões brasileiros em 2005 pelo Corinthians. O volante Fabiano ergueu a taça em 2002 com o Santos e o lateral-esquerdo Leandro no ano seguinte, com o Cruzeiro. Já o volante Correa não teve títulos do Brasileirão em seu currículo, mas ostenta duas conquistas do Campeonato Ucraniano em 2007 e 2009, pelo Dinamo de Kiev.

Os estrangeiros do elenco atleticano também têm o currículo recheado de conquistas nacionais. O maior vitorioso entre os “gringos” é o zagueiro Benítez, que venceu o Campeonato Paraguaio por quatro vezes. Em 2004 e 2005, ele foi campeão pelo Cerro Porteño, enquanto nos dois anos seguintes esteve nas campanhas vitoriosas do Libertad.

No Paraguai, o também zagueiro Cáceres foi campeão nacional. Nas temporadas de 1999 e 2000, ele ergueu a taça defendendo o Olímpia. Já na Argentina, levou o Torneio Apertura pelo Boca Juniors em 2008. Na zaga, está também Jairo Campos, campeão equatoriano em 2005 e 2007 pela LDU.

Já o goleiro uruguaio Carini conquistou títulos nacionais na Itália. Na temporada 2001/2002, ele foi campeão pela Juventus, enquanto em 2006/2007 foi a vez de erguer a taça com a Inter de Milão.

Tricampeão brasileiro, o meia Ricardinho avalia que não há receita para a conquista de títulos nacionais. “Não existe uma receita. O futebol é dinâmico e nesse dinamismo há algumas situações que são importantes. O fundamental é qualidade, uma equipe competitiva para vencer. Todos querem ser campeões, mas só um vai ser. Para ser campeão, além de querer, você precisa de qualidade para praticar isso”, afirmou.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host