UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
09/05/2010 - 07h01

Fora da Copa BR, Atlético-MG e Vasco querem mostrar força no Brasileiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro

No confronto entre Atlético-MG e Vasco, que tentam se recuperar das eliminações da Copa do Brasil para Santos e Vitória, respectivamente, neste domingo, às 16h, no Mineirão, os atacantes Diego Tardelli e Dodô poderão definir se suas equipes terão uma estreia de Brasileiro com final feliz. Em situações diferentes em seus clubes, os dois goleadores entrarão em campo com a mesma missão: fazer gols para ajudar seus times a começarem com o pé direito na principal competição nacional.

AS ESPERANÇAS DE GOLS DOS TIMES

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Diego Tardelli quer manter boa fase na temporada e estrear com gols no Campeonato Brasileiro

  • Site oficial do Vasco

    Dodô recebe nova chance no Vasco e terá liberdade para jogar, sem preocupar em marcar

Tardelli, que completará 25 anos, nesta segunda-feira, sabe que é difícil, mas ainda sonha em ser convocado por Dunga para a disputa da Copa do Mundo na África do Sul. Ele diz que ver o seu nome na lista de 30 atletas, a ser anunciada pelo treinador da seleção brasileira na próxima terça-feira, seria um “presente especial”. O jogador, maior artilheiro do Brasil em 2009, voltou a viver um bom momento, com gols na final do Estadual e no primeiro jogo com o Santos, nas quartas de final da Copa do Brasil.

Dodô, que teve sua escalação confirmada pelo técnico Gaúcho contra o Atlético-MG, sabe que sua responsabilidade é grande e que está recebendo também uma oportunidade para mostrar que ainda pode ser útil ao Vasco. Segundo o treinador vascaíno, o experiente atacante, que tem feito uma temporada irregular, jogará no Mineirão sem responsabilidade de marcação. “A oportunidade vem sendo dada e agora a bola está com o Dodô”, destacou o técnico.

Atlético-MG e Vasco, que vem de desempenhos diferentes nos seus respectivos estaduais, já que o alvinegro belo-horizontino foi campeão mineiro, e a equipe cruzmaltina ficou pelo caminho no Estadual do Rio, apostam suas fichas no Brasileirão. Campeão da série B em 2006, o time atleticano foi o encarregado de dar as boas vindas ao Vasco, vencedor da mesma competição ano passado, em seu retorno à elite do futebol brasileiro.

VASCO CONTRATA, ATLÉTICO-MG NÃO RENOVA

A diretoria do Vasco confirmou contratação do atacante Nunes. O ex-jogador do Santo André, irá se apresentar oficialmente na segunda-feira, em São Januário. Já o Atlético-MG anunciou a primeira saída de um jogador após a eliminação na Copa do Brasil. O volante Jonílson teve seu contrato encerrado sábado. Como não houve acordo para renovar o jogador já se despediu do clube mineiro.

Os dois clubes, dos mais tradicionais do Brasil, não querem ser meros coadjuvantes e ambos mandam recados, por meio de entrevistas de jogadores e treinadores, que buscam o título brasileiro. “O Atlético chega para ser campeão, senão eu não estaria aqui”, salientou Vanderlei Luxemburgo, principal contratação atleticana, que elaborou um projeto com foco em 2011, mas que confia em colher resultados já nesta temporada.

No Vasco, o lateral-esquerdo Ramon não apenas acredita nas chances do time no Brasileirão, como chega a mandar recado para seus companheiros. “Um clube grande precisa sempre pensar em conquistas. Se tem alguém no Vasco que não pensa em título, pode sair que está no time errado. Se não acreditasse no time, era melhor pegar as minhas coisas e nem viajar para enfrentar o Atlético-MG”, afirmou o jogador.

Não é apenas a vontade de comprovar que ambos são candidatos ao título brasileiro que une Atlético e Vasco. Os dois tiveram experiências recentes na Segundona do Brasileiro e, tentam evitar que a desclassificação da Copa do Brasil, na última quarta-feira, tenha consequências negativas. O time de Vanderlei Luxemburgo perdeu por 3 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro, depois de fazer 3 a 1, no Mineirão no primeiro jogo. O Vasco ganhou por 3 a 1 do Vitória, em São Januário, mas havia perdido em Salvador, por 2 a 0.

Gaúcho diz que a atuação da sua equipe no segundo jogo contra o Vitória demonstrou que o Vasco pode ser ofensivo e promete que a forma de jogar da equipe no Brasileiro terá aquela característica. Luxemburgo, por sua vez, aprova a evolução do time atleticano, reconheceu a superioridade santista no jogo decisivo, e vê o Atlético forte para a competição, que se inicia, especialmente em casa, com o apoio da torcida.

Embora Vanderlei Luxemburgo não tenha anunciado a escalação de forma oficial, o time deve ser o mesmo que enfrentou o Santos, na Vila Belmiro, a não ser que o treinador decida poupar o veterano Júnior. Nesse caso, Leandro entraria na lateral esquerda. O meio-campo deve contar, mais uma vez, com Zé Luís, Correa, Fabiano e Ricardinho.

Já o Vasco fará sua estreia no Campeonato Brasileiro sem o meia Carlos Alberto, que após a eliminação do time na Copa do Brasil, vai aproveitar para cuidar de uma tendinite no joelho direito, que o incomoda há bastante tempo. Outra mudança no time será na lateral direita. Como as duas opções de Gaúcho, Elder Granja e Fágner, estão lesionados, o volante Paulinho será improvisado no setor.

ATLÉTICO-MG X VASCO

Data: 9/5/2010 – domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Transmissão: Rede Globo e pay-per-view

ATLÉTICO-MG
Aranha; Carlos Alberto, Jairo Campos, Werley e Júnior (Leandro); Zé Luís, Fabiano, Correa e Ricardinho; Diego Tardelli e Muriqui
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

VASCO
Fernando Prass; Paulinho, Thiago Martinelli, Dedé e Ramon; Nilton, Souza, Magno e Philippe Coutinho; Dodô e Elton.
Técnico: Gaúcho
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host