UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Bruno Miani/UOL

Souza e Ronaldo, rivais de posição, desta vez atuaram juntos e foram fundamentais

09/05/2010 - 21h58

Souza entra bem, e parceria com Ronaldo garante virada corintiana

Carlos Padeiro
Em São Paulo

Souza deixou o Pacaembu na noite deste domingo com o status de principal nome do Corinthians, após a virada sobre o Atlético-PR por 2 a 1, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O centroavante de 27 anos marcou o primeiro gol e sofreu o pênalti, convertido por Ronaldo aos 39min da etapa final.

Após um primeiro tempo em que o time alvinegro demonstrou fragilidade no setor ofensivo e criou poucas chances de gol, o técnico Mano Menezes apostou na entrada de Souza. Ele substituiu Alessandro, e Jorge Henrique passou a atuar como lateral-direito, já que o Atlético-PR estava com um atleta a menos – Paulo Baier foi expulso ainda na etapa incial.

“O Ronaldo estava saindo muito da área, o Jorge estava um pouco distante e só o Dentinho se aproximava. A gente não tinha tanta força de acabamento. Optamos pelo Souza, porque o Jorge tem condições de fazer o lado do campo e estávamos com um a mais”, justificou o comandante corintiano.

Um dos nomes mais criticados pela torcida desde o começo de 2009 recebeu o apoio de Mano. "Temos de ter um jogador com a característica do Souza. A expectativa sobre ele não foi muito boa até agora? Sim. Mas não vamos deixar de ter um jogador com essa característica."

ANÁLISE DE BLOGUEIROS

Juca Kfouri: "Ronaldo virou o jogo: 2 a 1. Convenhamos, não fez nada mais que a obrigação". Leia
Avallone: "Ufa! O Corinthians virou sobre a crise". Leia mais

A dupla de centroavantes demonstrou entrosamento. No primeiro gol, o Fenômeno fez o corta-luz, e seu colega de ataque dominou e bateu colocado, no canto do goleiro Neto.

Em outra jogada, ambos entraram tabelando pelo meio e levantaram a torcida no Pacaembu. Entretanto, a defesa do Atlético conseguiu interceptar e evitar a finalização.

As estatísticas do Datafolha mostram que Ronaldo não estava em uma jornada feliz na finalização. O camisa 9 arrematou três vezes para fora e acertou o alvo apenas no pênalti. Já Souza foi mais eficiente: no único chute que deu, balançou a rede.

Em compensação, o Fenômeno foi participativo. Ele recebeu a bola 30 vezes e a perdeu em três situações. Dentinho, por exemplo, foi acionado 36 vezes e teve a bola roubada em dez ocasiões. Ronaldo foi quase perfeito no passe: acertou 26 e errou apenas um. Já Souza acertou 10 e falhou em três.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host