UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Thiago Bernardes/UOL

Rogério Ceni não conseguiu impedir a primeira derrota do São Paulo no torneio

16/05/2010 - 17h56

Com gol no fim, Botafogo vence time misto do São Paulo no Morumbi

Renan Prates
Em São Paulo

O São Paulo não queria que o "efeito da Libertadores" afetasse o rendimento contra o Botafogo, e decidiu preservar praticamente todos jogadores que enfrentarão o Cruzeiro. A equipe carioca não tinha nada a ver com isso e cumpriu sua missão: derrotou o time tricolor por 2 a 1, de virada, no Morumbi, neste domingo.

O resultado deixou o time do técnico Joel Santana com quatro pontos na tabela de classificação do Brasileirão. O Botafogo, inclusive, quebrou o jejum de vitórias no Morumbi que durava desde 1995.

Já o São Paulo segue sem vencer neste campeonato. Com um empate na primeira rodada, o time do técnico Ricardo Gomes ficou entre os últimos na tabela.

O São Paulo entrou em campo no 3-5-2, com o mesmo trio de zaga que venceu o Cruzeiro no meio de semana, com exceção da presença de Renato Silva no lugar de Xandão. Já o técnico Joel Santana decidiu optar pela presença do volante Sandro Silva no lugar de Túlio Souza, deixando Edno no banco e optando por um Botafogo mais defensivo.

O jogo

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
7min - Jean lança Washington na entrada da área. O atacante percebe a saída de Jefferson e dribla o goleiro. Porém, Fábio Ferreira chega e afasta
8min - GOOOOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!!! Jorge Wagner cruza bola da ponta esquerda. Léo Lima chega sem marcação e cabeceia no canto
14min - Lúcio Flávio cobra escanteio. Antônio Carlos cabeceia para o fundo do gol. Porém, o árbitro não valida o gol, pois assinala falta
25min - Washington recebe passe em profundidade, mas isola a bola e perde chance
27min - GOOOOOOOOOOL DO BOTAFOGO!!! Lúcio Flávio cobra falta da ponta esquerda. Antônio Carlos cabeceia, sozinho, no canto direito de Ceni
SEGUNDO TEMPO
14min - Léo Lima recebe passe na entrada da área e arrisca chute. A bola passa perto do travessão
35min - Caio é lançado na grande área. Rogério Ceni passa da bola e o atacante fica livre para marcar. Porém, cabeceia para fora
37min - Marcelo Cordeiro arrisca chute de fora da área. Rogério Ceni salva o São Paulo. No rebote, Fahel, sozinho, manda a bola para fora
42min - GOOOOOOOOOL DO BOTAFOGO!!!! Herrera rola para Renato Cajá na grande área. O meio-campista recebe e toca na saída de Rogério

O time da casa começou melhor na partida, buscou o jogo contra um Botafogo muito mais preocupado em marcar do que em atacar. Mas o São Paulo abriu o placar em uma jogada característica do time: cruzamento de Jorge Wagner e gol de cabeça de Léo Lima logo aos 8min.

Depois de ter levado o gol, o Botafogo ‘acordou para o jogo’, principalmente na bola aérea, onde levou muito perigo para a meta de Rogério Ceni. Aos 15min, em lance polêmico, Antônio Carlos fez de cabeça, mas o árbitro assinalou falta do zagueiro e anulou o gol.

E em outro lance que gerou polêmica, o Botafogo conseguiu igualar o placar. Aos 27min, Antônio Carlos fez outra vez de cabeça após cobrança de falta de Lúcio Flávio. Os são-paulinos saíram para o intervalo reclamando falta do zagueiro em Washington no lance, algo que o botafoguense admitiu para os jornalistas que estavam no gramado.

Mas até Washington optou por minimizar o fato, preferindo reclamar da sua falta de produtividade na primeira etapa. “No momento do gol eu fui empurrado, mas é um lance difícil para o árbitro marcar”, reconheceu. “Preciso de mais finalizações. Um centroavante da equipe do São Paulo não pode terminar o primeiro tempo com um chute a gol apenas. Tem que ter mais”.

No segundo tempo, o São Paulo buscou mais o jogo, mas parou no ‘ferrolho defensivo’ armado por Joel Santana e na lentidão do seu ataque, que teve Marcelinho Paraíba e Washington pouco inspirados.

Para tentar mudar o panorama da partida, o técnico Ricardo Gomes promoveu as entradas de Fernandinho e Cicinho nos lugares de Washington e Wellington. O atacante do São Paulo saiu vaiado pela torcida. Joel respondeu colocando Edno no lugar de Sandro Silva.

ANÁLISE DOS BLOGUEIROS

Juca Kfouri: "Tarde das visitas no Brasileirão". Leia mais
Vitor Birner: "O trabalho coletivo botafoguense foi superior". Mais

Mas as alterações do Botafogo surtiram mais efeito que a do São Paulo. E, por isso, o time alvinegro levou perigo ao gol de Ceni em dois lances: um com Caio e outro com Fahel, que perdeu chance incrível de gol.

O Botafogo, porém, chegou ao gol no final do jogo. Aos 42min do segundo tempo, Renato Cajá recebeu livre na área e apenas teve o trabalho de tocar na saída do goleiro Rogério Ceni para decretar a primeira vitória do Botafogo no Brasileirão.

SÃO PAULO X BOTAFOGO

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Richarlyson, Renato Silva e Alex Silva; Welington (Cicinho), Jean, Léo Lima, Cleber Santana e Jorge Wagner; Marcelinho Paraíba (Marlos) e Washington (Fernandinho)
Técnico: Ricardo Gomes

BOTAFOGO
Jefferson; Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro (Marcelo Cordeiro), Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lucio Flávio (Renato Cajá) e Somália; Herrera e Caio.
Técnico: Joel Santana

Data: 16/05/2010, domingo
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Público: 11.622 pagantes
Renda: R$ 266.756,05
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e João Antonio Souza Paulo Neto (DF)
Cartões amarelos: Alex Silva, Marcelinho Paraíba, Richarlyson e Cicinho (São Paulo); Antônio Carlos (Botafogo)
Gols: Léo Lima (São Paulo) aos 8min e Antônio Carlos (Botafogo) aos 27min do primeiro tempo; Renato Cajá (Botafogo) aos 42min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host