UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
16/05/2010 - 07h00

Contra o Botafogo, reservas do São Paulo defendem freguesia 'pós-Túlio'

Do UOL Esporte
Em São Paulo *

Túlio Maravilha foi o último protagonista do Botafogo em uma vitória sobre o São Paulo no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro. Em 1995, o artilheiro e ídolo da torcida alvinegra marcou os dois gols no triunfo por 2 a 0 sobre o rival paulista. E é com esta freguesia pós ‘era-Túlio’ a favor que os reservas do time tricolor entram em campo em busca da primeira vitória na competição deste ano.

ASTROS DESFALCAM O CLÁSSICO EM SP

  • Robson Ventura/Folha Imagem

    Destaque contra Cruzeiro, Fernandão será poupado para a 'decisão' da Libertadores na próxima quarta

  • Satiro Sodré/AGIF/AE

    O atacante uruguaio Loco Abreu foi poupado pelo técnico Joel Santana por causa da Copa do Mundo

Em 2000, o Botafogo também fez 2 a 0 na casa são-paulina, porém pelo Torneio Rio-São Paulo. Ou seja, em partidas válidas pelo Brasileirão, o time carioca não sabe o que é vencer no Morumbi desde 1995, ano em que foi campeão nacional

De 1996 para 2002, quando o campeonato era disputado em outra fórmula, São Paulo e Botafogo disputaram três partidas no Morumbi, e o time paulista teve duas vitórias (6 x 1 e 3 x 1) contra um empate (2 x 2)

Já de 2004 para cá, na era dos pontos corridos (em 2003 o Botafogo estava na segunda divisão), o São Paulo ganhou sete vezes do rival carioca, empatou três e perdeu apenas duas.

O foco do time tricolor está na Copa Libertadores. Na quarta-feira, ocorre o jogo de volta pelas quartas de final contra o Cruzeiro, e o São Paulo pode até perder por um gol de diferença que estará classificado.

Apesar da vantagem, Ricardo Gomes não quer correr riscos e poupará boa parte dos titulares neste fim de semana. “Chegar quarta-feira com o time desgastado seria um risco danado. Não vou correr esse risco, não”, argumentou o treinador.

Por esse motivo, cinco jogadores serão poupados: Fernandão, Dagoberto, Hernanes, Rodrigo Souto e Junior Cesar, enquanto Miranda não joga porque se recupera da morte da sua irmã.

Em um elenco de qualidade, com jogadores de nome no banco, quem entra almeja mostrar serviço para ter mais espaço na equipe. É o caso de Marcelinho Paraíba. “Sei da dificuldade que é jogar aqui por causa da qualidade do elenco. Contra o Flamengo fui bem, o Ricardo gostou, e agora contra o Botafogo terei mais uma oportunidade e vou lutar para ser titular”, comentou o veterano, que na segunda-feira completa 35 anos.

O Botafogo, por sua vez, irá a campo sem um dos seus principais jogadores, pois o atacante uruguaio Loco Abreu foi dispensado pelo técnico Joel Santana para se apresentar mais cedo para a sua seleção que disputa a Copa do Mundo. Caio entrará no seu lugar.

Lúcio Flávio, recuperado de contusão, entrará na vaga de Renato Cajá. A única dúvida de Joel é definir quem joga no lugar do meia Túlio Souza, que foi barrado. O meia-atacante Edno e o volante Sandro Silva disputam a vaga.

“Testei as duas formações e ainda não tenho nenhuma preferência. Gosto do time tanto com Sandro Silva, quanto com Edno. Os dois tiveram uma boa participação quando entraram na equipe. Ainda vou definir”, admitiu.

SÃO PAULO X BOTAFOGO

Data: 16/05/2010 (domingo)
Horário: às 16h
Transmissão de TV: Premiere
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e João Antonio Souza Paulo Neto (DF)

SÃO PAULO
Rogério Ceni; André Luis, Renato Silva e Alex Silva; Welington, Jean, Léo Lima, Cleber Santana e Jorge Wagner; Marcelinho Paraíba e Washington
Técnico: Ricardo Gomes

BOTAFOGO
Jefferson; Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lucio Flávio e Somália; Herrera e Caio.
Técnico: Joel Santana

* Colaboraram Carlos Padeiro e Pedro Ponzoni

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host