UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
25/05/2010 - 07h28

Reorganização do Inter, durante Copa do Mundo, passa por contratações

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

Assim que o Internacional encerrar sua participação nesta primeira parte do Campeonato Brasileiro começará uma profunda e delicada análise sobre sua temporada. Entre a atividade já combinada com a direção, a comissão técnica de Jorge Fossati vai procurar problemas crônicos no grupo de jogadores e soluções viáveis no mercado para supri-los. O setor mais carente é o ataque, apesar o expressivo número de atletas para a função.

Ao todo, são seis atacantes treinando no grupo principal do Inter. Desde Walter até Leandro Damião. Mesmo assim, a busca por mais um nome de peso, que possa desequilibrar partidas decisivas, é imperativa no Beira-Rio. O sonho ainda é Rafael Sobis, campeão da América em 2006 e que está nos Emirados Árabes. Recebendo um alto salário, com mais um bom tempo de contrato, o jogador tinha conseguido liberação no início do ano para ser emprestado. A lesão de outro atacante do Al-Jazera terminou com as pretensões do Inter.

Com a volta do volante Derley, que esteve emprestado ao Náutico, Jorge Fossati conta com 36 jogadores no elenco principal. Uma folha salarial superior aos 4 milhões de reais e que ainda tem carências. Wilson Matias, vindo do México, não mostrou bom futebol. Os laterais Eltinho e Bruno Silva, reservas da dupla Kleber e Nei, já sofreram inúmeras lesões. Outros dois nomes - Arílton e Daniel, treinam, mas não estão nos planos do comandante uruguaio.

Dos oito zagueiros à disposição, dois estão afastados dos jogos. Ronaldo Conceição rompeu o tendão de Aquiles e dificilmente jogará de novo em 2010. Índio está em processo final de recuperação de um acidente doméstico que lhe tirou movimentos da mão direita. O jovem Wagner Silva pouco é utilizado. Juan acaba sendo alternativa para lateral-esquerda. 

Fossati deve ficar

O próprio treinador reconhece que o grupo necessita de uma reavaliação criteriosa. “Essa é uma parte que precisa ser estudada”, disse Jorge Fossati depois da derrota para o São Paulo, no domingo. Nomes como Taison, Leandro Damião, Edu e Thiago Humberto encabeçam uma lista onde a intenção é arranjar outro clube. Kleber Pereira estava perto do Goiás, mas ficou adiando a assinatura do contrato esperando salários mais altos e ficará até segunda ordem.

JOGOS ANTES DA COPA

  • Vasco (fora) 27/05
  • Atlético PR (casa) 30/05
  • Corinthians (fora) 03/06
  • Palmeiras (casa) 06/06

Pressionado a cada 10 dias, o treinador uruguaio não tem motivos para pedir demissão. Está a quatro jogos do título da Copa Libertadores. Entre os dirigentes, convicção não há, porém o pensamento é que o mercado não apresenta alternativas viáveis para troca do comando. "Eu quero que ele fique", disse o vice de futebol, Fernando Carvalho no último domingo.

Problema com Tinga

Após o jogo com o Palmeiras, no dia seis, todos os atletas receberão de sete a dez dias de férias. Na volta, ficarão concentrados em uma espécie de pré-temporada, que pode acontecer no Uruguai ou em Santa Catarina.

Durante o período, a diretoria buscará também uma solução para o caso de Tinga, contratado há poucas semanas e que será inscrito em agosto. Expulso na final da Libertadores de 2006, o jogador precisa cumprir suspensão e ficaria de fora da segunda partida contra o São Paulo, pelas semfinais.

 

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host