UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
28/05/2010 - 07h18

Cruzeiro volta a enfrentar o Ceará pelo Brasileirão depois de 31 anos

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Neste domingo, Cruzeiro e Ceará voltarão a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro depois de 31 anos. Na partida que será realizada às 18h30 (horário de Brasília), no estádio Castelão, a equipe mineira defenderá o retrospecto de jamais ter sido derrotada pelo time cearense na principal competição entre clubes do futebol nacional.

Pelo Brasileirão, Cruzeiro e Ceará já se enfrentaram quatro vezes. A equipe celeste venceu uma partida, enquanto os outros três jogos terminaram empatados. O primeiro confronto ocorreu justamente na primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971, no Mineirão. A partida vencida pelo time mineiro por 6 a 0 foi a única disputada em Minas Gerais.

O segundo encontro pelo Brasileiro ocorreu um ano depois. No estádio Presidente Vargas, as equipes empataram em 1 a 1. Esse resultado voltou a se repetir nos dois jogos seguintes entre Ceará e Cruzeiro, disputados no estádio Castelão. As partidas foram disputadas em 1974 e 1979.

O último confronto sequer chegou ao fim. Na partida válida pela primeira fase do Brasileirão de 1979, Nelinho abriu o placar para o Cruzeiro aos 7min de jogo e Ruben Nicola empatou aos 30min. Pouco depois, a iluminação do estádio Castelão caiu e a partida foi paralisada. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) não remarcou a partida e manteve o resultado de empate.

O CRUZEIRO NO TWITTER


Embora o Ceará tenha permanecido distante da elite do futebol nacional por tão longo tempo, o meia cruzeirense Roger avalia que o Cruzeiro deverá encontrar muitas dificuldades no confronto deste domingo. “A partir do momento que o clube subiu para série A, o planejamento é outro, os jogadores são outros. Vamos encontrar o público do Nordeste que lota o estádio e joga junto com o time”, disse.

“Ainda bem que vamos jogar um pouco mais tarde, porque jogar 4h da tarde lá é complicado. Essas são as dificuldades que vamos enfrentar e a gente já sabe, mas a questão de vir da Série B ou ser um clube da Série A há bastante tempo não muda muita coisa, porque o planejamento é diferente”, acrescentou.

No histórico geral do confronto entre Cruzeiro e Ceará, os mineiros também levam vantagem. Em sete jogos, foram três triunfos cruzeirenses, três empates e apenas uma vitória do Ceará, que aconteceu no primeiro encontro entre as duas equipes em 1962, em Fortaleza, por 3 a 2.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host