UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
30/05/2010 - 11h46

Fábio reencontra "tutor" PC Gusmão no duelo em Fortaleza

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Grande ídolo da torcida do Cruzeiro, o goleiro Fábio deve muito de suas primeiras oportunidades no futebol ao técnico que será seu adversário neste domingo. Foi Paulo César Gusmão, hoje treinador do Ceará, quem indicou a contratação do arqueiro para o Vasco, em 2000. Na equipe carioca, o agora camisa 1 cruzeirense destacou-se no futebol brasileiro e chegou à seleção brasileira.

Revelado pelo União Bandeirante, do Paraná, Fábio chegou ao Cruzeiro em 1999, depois de passagem pelo Atlético-PR. Entretanto, na sua primeira experiência na equipe mineira, quando esteve emprestado, o goleiro não se destacou. Foi aí que o então preparador de goleiros do Vasco, Paulo César Gusmão, o indicou à diretoria do clube carioca.

“O PC foi um treinador que me ajudou muito quando era preparador de goleiros no Vasco. Ele me ajudou me contratando e tive a oportunidade de trabalhar com ele lá e depois aqui no Cruzeiro. A gente já conhece sua capacidade e ele, com certeza, conhece bem a equipe do Cruzeiro”, afirmou o goleiro cruzeirense.

No Vasco, Fábio permaneceu por quatro anos. Inicialmente reserva do goleiro Heltón, ele herdou a condição de titular e despertou o interesse da diretoria cruzeirense. Em 2005, o goleiro retornou ao Cruzeiro em definitivo.

Em Minas, Fábio reencontrou Paulo César Gusmão no comando da equipe mineira, naquela que foi a segunda passagem pelo clube do hoje treinador do Ceará. Depois de divergências com os irmãos Perrella, Vanderlei Luxemburgo deixou o Cruzeiro no fim de fevereiro de 2004 e o então assistente PC Gusmão assumiu o comando do time mineiro pela primeira vez.

A primeira passagem de Paulo César Gusmão como técnico cruzeirense durou até agosto de 2004. Ele retornou ao Cruzeiro em julho do ano seguinte e manteve Fábio como titular na meta cruzeirense. Goleiro e treinador permaneceram trabalhando juntos no clube mineiro até novembro de 2006, quando Gusmão deixou o comando da equipe celeste.

O CRUZEIRO NO TWITTER


Em sua sexta temporada consecutiva como goleiro titular do Cruzeiro, Fábio ostenta grande identificação com o clube mineiro. “Aprendi muito aqui no Cruzeiro, aprendi a gostar de atuar com a camisa do Cruzeiro e representar o torcedor, porque, quando entro ali em campo, são milhares de torcedores que colocam sua confiança no meu trabalho”, disse.

“Lógico que tive alguns problemas, mas que foram fundamentais para eu crescer como pessoa e profissionalmente. Quando tiver oportunidade de entrar, a torcida pode ter certeza que força de vontade e garra para buscar o melhor para a equipe não vão faltar”, acrescentou o camisa 1.

Neste domingo, Fábio e Paulo César Gusmão voltam e se encontrar em lados opostos visando à ponta da tabela do Campeonato Brasileiro. Na quinta rodada, Cruzeiro e Ceará fazem um duelo de invictos às 18h30 (horário de Brasília), no estádio Castelão, em Fortaleza, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host