UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
31/05/2010 - 07h01

Técnico interino do Inter diz que fez time jogar com simplicidade

Jeremias Wernek
Em Porto Alegre

Enderson Moreira assumiu o elenco principal do Inter, oficialmente, no sábado pela manhã. Mas desde que foi comunicado, na sexta-feira em que Fossati foi demitido, pensava em como ajeitar um time que vinha tomando muitos gols e encontrando imensas dificuldades para vencer. A solução do treinador interino foi buscar simplificar tudo. Foi esta posição, na visão do profissional, que redundou na vitória de 4 a 1 contra o Atlético – PR, no domingo.

“O primeiro passo para conquistar a vitória e colocar o Inter em situação melhor era ser o mais simples possível”, definiu Moreira, na coletiva depois da goleada. “Desde o momento em que fui informado não tive tempo para treinar e tive que ir na conversa”, revelou.

E o bate-papo deu bons frutos, afinal o Inter conseguiu sob o comando do interino a primeira vitória em casa no Campeonato Brasileiro, com um placar elástico. “A mudança foi em cima daquilo que falei quando assumi, simplificar e explorar o que o atleta tem de melhor”, reiterou o técnico que devolveu o esquema 4-4-2 a equipe.

Conselhos antes da estreia

Enderson Moreira tem fala mansa, mas estuda cada ação antes de executar. O substituto temporário de Jorge Fossati precisou conversar muito com aqueles que permaneceram na comissão técnica para enquadrar um time.

“Das pessoas com as quais conversei sobre a oportunidade, Fernando Carvalho e a comissão técnica que permaneceu. Eles foram importantes ao dar dicas e informações para conseguir em um tempo curto definir tudo. Precisei me basear muito na informação dessas pessoas”, admitiu.

Resquícios de Fossati

Mesmo entregue às mãos de um novo profissional, o elenco e – principalmente, aqueles jogadores que entram em campo ainda levam um pouco das ideias do uruguaio Jorge Fossati. Algo que é natural, na visão de Moreira, e não tem lado tão negativo assim.

INTERNACIONAL NO TWITTER

“Lógico que tem muita coisa do Fossati ainda, mas a ideia de jogo, talvez, tenha sido diferente. Acho que o mérito dos jogadores é maior por terem entendido rapidamente”, elogiou. “A gente vem de meses com a mesma filosofia de trabalho. Existe uma preocupação no primeiro jogo”, admitiu o goleiro Lauro.

O mais beneficiado pela saída de Jorge Fossati, ainda exaltou as orientações rápidas do novo chefe. “Tudo foi bem conduzido pelo Enderson, que passou tranquilidade sempre e fez mudanças na postura e escalação do time. Apesar de pouco tempo, foi fundamental para a gente vencer”, opinou o camisa 1.

Agora, Enderson Moreira terá três treinamentos até o confronto com o Corinthians, líder do campeonato. O jogo acontece em São Paulo, na quinta-feira, às 21h.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host