UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Ueslei Marcelino/AGIF/AE

Fernandão e Dagoberto lamentam chance perdida na partida contra o Goiás

02/06/2010 - 23h43

Jonílson marca no fim, e Goiás vira sobre desfigurado São Paulo: 2 a 1

Do UOL Esporte
Em São Paulo

 

A partida estava morna, e tudo indicava que o São Paulo, mesmo 'remendado', voltaria do Serra Dourada com um ponto na bagagem. Mas aos 45min, o volante Jonílson acertou um chute rasteiro de fora da área, virou o placar para 2 a 1 e garantiu a segunda vitória do Goiás no Campeonato Brasileiro. 

Marcelinho Paraíba marcou aos 14min, em cobrança de falta, e Bernardo empatou, após pênalti infantil de Richarlyson, volante deslocado para a zaga por conta dos quatro desfalques no elenco tricolor. A escalação adotada por Ricardo Gomes esteve longe da qual ele considera ideal, já que Alex Silva, Miranda, Marlos e o reserva Renato Silva estão machucados.

Quase no último lance, Jonílson pegou uma sobra fora da área e mandou a bola no canto esquerdo de Rogério Ceni. “A gente sabia que o São Paulo toca bastante a bola e buscaria a vitória. Nosso time se reuniu no vestiário e no campo porque sabíamos que só nós, jogadores, poderíamos tirar o Goiás dessa situação”, destacou o herói da noite na região Centro-oeste do país.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
14min - GOOOOLLLL DO SÃO PAULO!!!! Em cobrança de falta da intermediária, Marcelinho Paraíba bate por cima da barreira. Rodrigo Calaça ainda toca na bola, mas não evita que ela entre
24min - Também em cobrança de falta, Bernardo arrisca o chute no canto de Rogério Ceni. O goleiro pula, mas a bola sai pela linha de fundo
28min - Romerito faz bom lançamento, Bernardo bate de primeira na bola, da entrada da área, e manda à direita do gol
39min - GOOOOLLLL DO GOIÁS!!!! Richarlyson toca com a mão na bola e o árbitro marca pênalti. Bernardo bate para o seu lado esquerdo, Rogério cai para o outro canto
SEGUNDO TEMPO
3min - Em seu primeiro lance no jogo, Fernandinho avança pelo lado esquerdo e cruza rasteiro. A defesa rebate para o meio, e Jean, de frente para o gol, pega mal na bola e desperdiça a chance
16min - Bernardo arrisca mais um chute de longe. Rogério Ceni voa, espalma e depois fica com a bola no rebote
45min - GOOOOLLLL DO GOIÁS!!!! Jonílson finaliza de canhota, de fora da área, e a bola morre no canto esquerdo de Rogério Ceni

Com o triunfo, o clube esmeraldino chega a sete pontos e deixa a zona de rebaixamento. Já o time paulista permanece com oito, na faixa intermediária da tabela.

"Fizemos o gol e recuamos. Eles vieram pra cima e nós ficamos atrás. No final, acabamos perdendo", lamentou Hernanes, do outro lado.

O São Paulo começou o confronto melhor, com mais posse de bola. Fernandão, vaiado pelos torcedores goianos quando pegava na bola, explorou sua característica de sair da área para fazer o papel de pivô e abrir espaço para os companheiros que vinham de trás.

Foi dessa forma que surgiu a primeira chance de gol, logo aos 3min, quando ele rolou de primeira para Jean cruzar rasteiro. Quase na pequena área, Dagoberto e o próprio centroavante não conseguiram concluir.

E foi em uma falta sofrida por Fernandão, quando ele recebeu de costas para o gol e foi derrubado pelo zagueiro, que o time paulista inaugurou o placar. Marcelinho Paraíba bateu bem e balançou as redes após três meses e meio de jejum.

“Estou há muito tempo trabalhando sem ter uma oportunidade na equipe. Hoje entrei desde o começo e tive a felicidade de fazer o gol”, celebrou o camisa 11, na saída para o intervalo. Ele ganhou a vaga de Marlos, lesionado.

Os donos da casa passaram a ter o domínio do duelo a partir de então. Entretanto, não demonstraram qualidade para superar a retranca são-paulina.

OPNIÃO DO ESPECIALISTA

"A grossura de Richarlyson rende o empate ao Goiás"

Bernardo era quem mais finalizava e por três vezes assustou Rogério Ceni. Porém, o camisa 10 errou o alvo.

Aos 38min, Richarlyson, improvisado como zagueiro no 4-4-2, tentou dominar na área, depois de um cruzamento que veio pelo lado direito do ataque esmeraldino, e acabou tocando com a mão na bola. Pênalti, que Bernardo cobrou com categoria e fez 1 a 1.

“Eles têm um goleiro de muito respeito internacionalmente e é muito difícil passar por ele, mas conseguimos marcar o gol de empate e agora é manter o ritmo”, comentou Everton Santos.

NÚMEROS DO DATAFOLHA

  • 44

    passes errados

    deu o Goiás, que foi mais eficientes, contra 58 do São Paulo

  • 19

    dribles

    tentou o São Paulo, especialmente com Junior Cesar e Fernandinho, contra apenas 10 do Goiás

Ricardo Gomes promoveu uma alteração no retorno ao segundo tempo: Fernandinho entrou no lugar de Dagoberto. “Ele pediu para eu aproveitar os espaços pelos lados, porque está difícil jogar pelo meio e o campo não está muito bom. Quando a bola estiver do outro lado com o Marcelinho, é para encostar no Fernandão”, revelou o atacante de 24 anos.

E o camisa 12 começou a dar trabalho para o sistema defensivo do Goiás. Prova disso é que Emerson Leão sacou Douglas, lateral com perfil mais ofensivo, e colocou Wendel, que marca mais.

Os dois times reclamaram de pênaltis, um para cada lado, mas o árbitro não assinalou a infração. As defesas levaram a melhor diante dos ataques, até que Jonílson resolveu decidir o confronto.

GOIÁS 2 X 1 SÃO PAULO

GOIÁS
Rodrigo Calaça; Douglas (Wendel), Rafael Toloi, Ernando e Wellington Saci; Amaral, Jonílson, Wellington Monteiro e Romerito (Johnathan); Everton Santos e Bernardo (Rafael Moura)
Técnico:
Emerson Leão

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Cicinho, Xandão, Richarlyson e Junior Cesar (Carlinhos Paraíba); Jean, Rodrigo Souto, Hernanes e Marcelinho Paraíba (Jorge Wagner); Dagoberto (Fernandinho) e Fernandão
Técnico:
Ricardo Gomes

Data: 2/6/2010, quarta-feira
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Cartões amarelos: Rafael Toloi, Bernardo, Wendel (G); Rodrigo Souto, Fernandinho (SP)
Gols: Marcelinho Paraíba (SP), aos 14min, Bernardo (G), aos 39min do primeiro tempo; Jonílson (G), aos 45min do segundo tempo
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (PE-Fifa) e Fábio Pereira (TO)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host