UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
05/06/2010 - 09h27

Ricardinho quer dividir culpa por gols sofridos com todo o time atleticano

Bernardo Lacerda
Em Vespasiano (MG)
  • Defesa do time de Luxemburgo é a mais vazada do Brasileirão

    Defesa do time de Luxemburgo é a mais vazada do Brasileirão

Dono da pior defesa do Campeonato Brasileiro até o momento, com 15 gols sofridos em seis jogos, o que significa 2,5 por partida, o Atlético-MG tenta encontrar uma forma de melhorar o rendimento defensivo. Para o meia Ricardinho, um dos mais experientes do grupo, as falhas e, as conseqüentes críticas, têm de ser divididas entre todos os atletas.

“Não se deve setorizar responsabilidades, que existem tanto quando a gente ganha e quando a gente perde. A culpa pelos gols sofridos é da defesa, do meio-campo e do ataque. Isso para mim não cabe, o que cabe é que independente do resultado a responsabilidade é de todos nós”, comentou Ricardinho.

Segundo ele, em alguns momentos, quando se fala em falta de atenção não se está culpando apenas a defesa, mas toda a equipe. “O trabalho é coletivo”, destacou o experiente armador. Para Ricardinho, no aspecto positivo, que merece elogios, é legal individualizar.

“Mas, neste momento, da equipe, isso não é legal. Nós assumimos as responsabilidades, vamos e temos de melhorar, isso não é uma promessa, é uma constatação. O Atlético não pode estar nesta situação de tabela. Então, temos de melhorar e trabalhar para isso”, avaliou Ricardinho.

Apesar de destacar que é bom individualizar os elogios, o armador abre mão de comemorar o seu bom momento individual. O jogador é o artilheiro do Atlético no Campeonato Brasileiro, ao lado do atacante Muriqui, ambos com quatro gols marcados.

“É legal, é uma situação que até não é normal na minha carreira, mas não é o momento de individualizar, nem o que é bom, nem o que é ruim. Espero esta pergunta quando o time estiver melhor”, observou Ricardinho. O Atlético-MG ocupa a 17ª colocação, com apenas seis pontos.

Apesar do armador Ricardinho destacar que as responsabilidades pelos resultados ruins do Atlético-MG precisam ser divididos entre todos os setores do time, o zagueiro Lima considera que as cobranças pelos gols sofridos pela equipe mineira estão caindo nas costas da defesa alvinegra. O zagueiro reconhece que o sistema defensivo está deixando a desejar.

“Sem dúvida é chato, estamos tomando muitos gols, estamos indo para a sétima rodada e tomamos muitos gols. É normal tomar gols, mas todos que tomamos caem em cima da defesa. Mas temos de ter personalidade e reconhecer o momento que estamos vivendo, as falhas que
estamos tendo para procurar dar a volta por cima e recuperar”, afirmou.

“A gente está triste com esta situação não esperávamos tomar tantos gols, estar nesta posição, mas a equipe vem jogando bem, o Grêmio acho que só chegou uma vez no segundo tempo, a gente foi melhor, mas não conseguimos vencer. Temos de trabalhar e melhorar, sempre podemos melhorar”, acrescentou Lima.

 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host