UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
08/06/2010 - 07h01

Fábio Costa vê ciclo no Santos ameaçado com saída até o fim do atual mandato

João Henrique Marques
Em Santos (SP)

O empréstimo ao Atlético-MG foi a solução encontrada pelo Santos visando encerrar a era Fábio Costa no clube. O goleiro tem vínculo válido com o clube mineiro até o fim de 2011, período em que justamente acaba o mandato do atual presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. Fábio tem contrato até o fim de 2013 com o alvinegro.

A atual diretoria jamais escondeu a forte rejeição a um ídolo recente do alvinegro. Apesar das conquistas, e o apreço de boa parte da torcida, são os laços de amizade com o ex-presidente santista, Marcelo Teixeira, que incomodam os dirigentes.

O Santos tentou irritar o goleiro de diversas formas, o forçando a pedir a rescisão contratual. Redução salarial, impedimento de utilização, e até isolamento com o restante do grupo foram as maneiras encontradas para ‘cutucar’ Fábio Costa.

No entanto, o comportamento de Fábio Costa causava estranheza no clube. Logo no início do ano, o goleiro se indispôs com um funcionário do CT Rei Pelé contratado pela atual diretoria, e aumentou a rejeição. Posteriormente a isso, passou encarar o isolamento naturalmente, e sabiamente, para não enfrentar possíveis problemas judiciais, se calou.

A única vez em que Fábio Costa foi utilizado na temporada pelo Santos foi para cumprir interesses comerciais. O amistoso diante do Red Bull, em Nova Jersey, no mês de março, ganhou valorização com a presença do goleiro como titular.

Fábio não tem moral com os jovens do elenco santista, considerados os “patrões do grupo”. Até mesmo com Robinho, o goleiro pouco manteve contato. No jogo e na festa do título de campeão paulista ele sequer esteve presente.

Já o relacionamento com Dorival Júnior mudou radicalmente a partir do momento em que o treinador decidiu não interferir à seu favor em reuniões com os dirigentes. O antigo capitão santista passou a ignorar todos os membros da comissão técnica.

Sabendo da forte rejeição de Fábio Costa com a diretoria, Vanderlei Luxemburgo, outro com moral de sobra com a atual oposição, se aproveitou para acolher seu antigo comandando. Ao Atlético-MG foi extremamente simples conseguir o empréstimo, já que o Santos concordou em pagar parte dos R$ 160 mil mensais do salário.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host