UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
22/06/2010 - 07h03

Defesa do Palmeiras fará com que Felipão se sinta ainda mais "em casa"

Filipe Grecco
Em São Paulo
  • Com Felipão como técnico em Brasileiros, defesa do Palmeiras levou média de 1,11 gols por jogo

    Com Felipão como técnico em Brasileiros, defesa do Palmeiras levou média de 1,11 gols por jogo

Se o técnico Luiz Felipe Scolari disse que estava voltando à sua casa após acertar com o Palmeiras, o comandante agora tem outros motivos para ficar ainda mais à vontade no retorno ao seu “lar”. Conhecido por armar bons sistemas defensivos, Felipão ficará bastante feliz ao ver os números de sua defesa neste Campeonato Brasileiro.

Nas primeiras sete rodadas da competição, disputadas antes da parada para a Copa do Mundo, o sistema defensivo do Palmeiras, que ainda não teve uma formação fixa definida, sofreu apenas cinco gols, o que dá uma média de 0,71 tentos por partida, número superior ao da melhor defesa de Felipão em Campeonatos Brasileiros como técnico do Palmeiras.

Scolari assumiu o Palmeiras pela primeira vez em junho 1997 e logo em seu primeiro Campeonato Brasileiro pelo clube conseguiu não só o vice-campeonato, mas também montou a melhor defesa da competição em todas as fases. Em 33 jogos, o sistema defensivo formado por Velloso, Pimentel, Roque Júnior, Cleber, Júnior, Galeano e Rogério, sofreu apenas 28 gols, o que dá uma média de 0,84 por jogo.

Em seu segundo Brasileiro à frente da equipe, no ano seguinte, o Palmeiras terminou a fase de classificação na vice-liderança, porém com segunda pior defesa entre os oito primeiros, tanto que nas quartas de final, contra o Cruzeiro, foi vazada seis vezes em três partidas e acabou eliminada da competição com 38 gols sofridos em 26 jogos: média de 1,46 por jogo.

Na última vez que dirigiu o Palmeiras em um Campeonato Brasileiro, em 1999, a equipe estava com o pensamento na final do Mundial Interclubes contra o Manchester United, e por conta disso o time não conseguiu classificação para a fase final, terminou em décimo lugar, mas com a terceira melhor defesa da primeira fase, empatado com o Vasco. Em 21 jogos foram 23 gols sofridos, o que rendeu uma média de 1,09 tentos por partida.

Para fortalecer ainda mais a defesa do Palmeiras diretoria está atrás de um lateral esquerdo, já que o clube pode perder Armero para o Parma, da Itália, e de um zagueiro, que segundo especulações pode ser Henrique, que jogou na equipe em 2008, foi contratado pelo Barcelona e atualmente está emprestado ao Racing, da Espanha.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host