UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
14/07/2010 - 07h00

Por ponta isolada, Corinthians terá que 'inaugurar' defesa do Ceará no Castelão

Renan Prates
Em São Paulo

O Corinthians fará nesta quarta-feira às 21h50 o ‘duelo de líderes’ contra o Ceará (ambos possuem 17 pontos, mas os paulistas levam vantagem no saldo de gols). E para sair do Castelão como líder isolado, o time alvinegro terá que inaugurar a defesa do rival cearense, que ainda não foi vazada em casa no Campeonato Brasileiro.

Nas quatro partidas realizadas no estádio do Castelão, o Ceará marcou cinco gols e não sofreu nenhum. Nos sete jogos da competição, foi apenas um tento sofrido: no 1 a 1 contra os Meninos da Vila do Santos na Vila Belmiro pela segunda rodada.

Estes números fazem com que a defesa do Ceará tenha atingido marcas expressivas até aqui: são 59 dias sem sofrer gol e pelo menos 502 minutos sem ser vazada, isso se não levarmos em conta os acréscimos que existem em cada partida.

Só para se ter uma ideia, a defesa do Ceará é de longe a que obteve o melhor rendimento na primeira etapa do Brasileirão sob o comando de Paulo César Gusmão (agora no Vasco, substituído por Estevam Soares). O desempenho que chega mais próximo dos cearenses é o do Palmeiras e do Fluminense, que levaram quatro gols a mais (cinco no total).

E o Corinthians enfrentará este ‘paredão’ defensivo sem as suas três principais referências ofensivas, pois Jorge Henrique está lesionado e Ronaldo e Dentinho ficaram em São Paulo fazendo fortalecimento muscular.

Com tantos problemas no ataque, o técnico Mano Menezes decidiu apostar as suas fichas nos ‘baixinhos’ Iarley e Defederico, dois jogadores que atuam tanto no meio quanto no ataque. A dupla foi testada na vitória por 6 a 0 no amistoso contra o Comercial, onde não marcou gol mas agradou ao comandante corintiano.

"Vejo [no Ceará] uma equipe muito competitiva, com marcação muito forte. Não é a toa que é a defesa menos vazada do campeonato. Não se passa por sete jogos sofrendo um gol só sem ter um bom sistema de defesa”, elogiou Mano. “Uma das metas que temos é furar esse bloqueio defensivo. Estamos muito conscientes do que temos que fazer, treinamos muito para isso”.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host