UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
16/07/2010 - 18h24

Dispensa e falta de opção na direita fazem São Paulo já pensar em mudança tática

Luiza Oliveira
Em São Paulo

O São Paulo sofre com os problemas na lateral direita e ainda perdeu um jogador da posição. O clube do Morumbi dispensou Adrian González, cujo contrato termina nesse fim de semana, e agora só tem Jean no setor, que ainda assim atua improvisado. O próprio técnico Ricardo Gomes admitiu que a equipe poderá mudar a formação tática em função da carência.

Jean é volante e vem sendo criticado por suas atuações. Caso ele esteja impossibilitado de entrar em campo, o São Paulo não tem um plano B. Ilsinho ainda é um sonho distante. O lateral espera um parecer da Fifa para resolver sua situação contratual com o Shakhtar Donetsk-UCR.

“Com o Ilsinho as negociações serão fáceis. Não tenho opção, se tiver algum problema com o Jean vou voltar ao no início do ano. Colocar um zagueiro como lateral e mudar o posicionamento abrindo mais o Hernanes. Essa é solução”, disse o comandante.

Pensando nessa possibilidade, ele já inclusive testou o volante Casemiro, recém-promovido da base, durante a intertemporada. Mas considera ainda cedo para expor o atletas em outra posição. “Já fizemos um pouco com Casemiro, mas em jogo-treino. Mas seria difícil uma adaptação ali chegando no profissional”.

Neste ano, o São Paulo ainda não se encontrou na lateral-direita. Nem a volta do ídolo Cicinho, por empréstimo de seis meses, foi solução e ele voltou para a Roma questionado. Na verdade, desde 2007, quando Ilsinho se transferiu, nenhum jogador vingou na posição. Desde então, passaram, Reasco, Rafael, Joilson, Jancarlos, Eder Sciola, Jackson e Wagner Diniz.

Sem alternativa, Ricardo Gomes voltou a optar por Jean, que não teve um bom desempenho contra o Avaí. Mas o comandante não teme que ele saia ‘queimado’

“Ele está nos ajudando, foi bem no ano passado como ala. É melhor no 3-5-2. Não posso tirar o melhor que ele pode dar, como ala não tenho receio, mas se atuar como lateral vou ter que armar algo pra ajudá-lo. Nós começamos o campeonato e três rodadas depois ele assumiu a posição”

Adrian González tinha contrato até esse fim de semana e a diretoria optou por não continuar com ele. O vice-presidente de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, admitiu que ele não teve muitas chances, mas que ainda não agradou.

“Talvez não tenha tido tantas chances, mas a gente tem que lidar com a realidade. Tivemos referências muito qualificadas e achamos que a performance não tenha sido de a resposta esperada”

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host