UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
23/07/2010 - 13h43

Com dúvida no meio e na zaga, Cuca adia decisão sobre mudanças no Cruzeiro

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte
  • Robert foi confirmado por Cuca na vaga de Wellington Paulista

    Robert foi confirmado por Cuca na vaga de Wellington Paulista

O treinamento na manhã deste sábado na Toca da Raposa II servirá para o técnico Cuca definir a formação do Cruzeiro diante do Grêmio, no domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem Wellington Paulista e Gil, suspensos, o treinador aguarda ainda o resultado de exame de imagem pelo qual passará o meia Gilberto nesta sexta-feira para avaliar gravidade de lesão na panturrilha esquerda.

Para a vaga de Wellington Paulista, Cuca confirmou que Robert será o escolhido. Após a derrota para o Fluminense na quinta-feira, o treinador cogitou a possibilidade de escalar três atacantes, mas deixou essa opção praticamente afastada ao comentar sobre as chances de escalação do jovem Sebá, que vem treinando na equipe reserva ao lado de Robert.

“O Sebá virá, mas gosto de ter as situações já definidas, gosto de ter treinado e preparado o jogador. Acho prematuro a entrada dele desde o princípio”, explicou o treinador.

Inicialmente previsto para a tarde desta sexta-feira, o treinamento foi antecipado para o período da manhã. Segundo Cuca, a intenção era avaliar a condição dos prováveis substitutos de jogadores suspensos e lesionados.

“Já trabalhei de manhã para sentir os jogadores. Estamos com dificuldades no setor defensivo, mas tenho uma ideia, que lógico que gosto de pôr em prática antes do jogo, e quanto ao meio-campo também. Hoje (sexta-feira), não tenho como definir a equipe. Espero fazer o treinamento amanhã (sábado), e dentro da normalidade sabendo que vamos preservar os jogadores do desgaste. Agora é repor energias para gastá-las no domingo”, disse.

Na zaga, Wellington, que retornou de empréstimo ao Botafogo, é o principal candidato para substituir Gil. Entretanto, o treinador não confirmou sua escalação. Thiago Heleno, que passou por cirurgia para correção de hérnia inguinal e voltou a treinar com bola na última terça-feira, não está descartado.

“Fiz treinamento hoje (sexta-feira) para observá-lo também. Há um momento que o treinador tem de sentir o jogador. Você não pode forçar ninguém a nada. Se o Thiago Heleno chegar até mim e dizer que tem condição plena e quer ir, isso é maravilhoso ouvir. Se o jogador não se sentir na condição ideal, é um direito e temos de entender. Estou tranquilo, esperando para conversar com jogador”, observou o treinador.

Se não tiver Gilberto, Cuca deve optar pelo volante Marquinhos Paraná, que substituiu o meia ainda no primeiro tempo da derrota para o Fluminense, por 1 a 0. Everton será mantido no lugar de Roger, que sofreu estiramento na coxa esquerda e ficará afastado ainda por mais de uma semana. Já o meia colombiano Reina segue como opção para alterar a formação da equipe ao longo da partida.

“O Everton, vou aproveitá-lo mais à frente, porque ele faz essa função de meia e chega à frente. Temos outras opções que podemos mexer, o Reina vejo mais como jogador pelo lado do campo. O tempo vai mostrar as características do jogador, o que é natural para podermos fazer algum improviso durante o jogo. O crescimento do grupo vai nos fortalecendo também”, destacou Cuca.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host