UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
28/07/2010 - 08h50

Coletivo gremista desta quarta será teste para Lúcio, Souza e Fábio Santos

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

O coletivo desta quarta-feira será o principal treinamento do Grêmio visando o Gre-Nal de domingo, às 16h, no Beira Rio. Para três jogadores, o trabalho terá relevância ainda maior. Lúcio, Souza e Fábio Santos entrarão em campo para provar a Silas que tem condições de estarem presentes na relação para o Gre-Nal. Se aprovados, os três podem voltar, pelo menos, ao banco de reservas.

Souza e Lúcio fizeram cirurgias de reconstrução ligamentar no joelho e estão afastados desde o início do ano. Ambos já voltaram a treinar com o time principal há algum tempo e realizarão o primeiro coletivo nessa quarta-feira. Sem nenhuma restrição de movimento, o ritmo de jogo pode ser o principal empecilho para eles.

Fábio Santos vive uma situação menos complicada. Em recuperação de uma lombalgia, o lateral-esquerdo chegou a voltar ao time na Copa da Hora [torneio amistoso em Santa Catarina] e até jogou parte do amistoso com o Juventude, mas voltou a sentir dores. Novamente recuperado, o último teste também ocorrerá no treino.

"Vamos buscar dar esta condição para o Lúcio, o Souza e o Fábio Santos, mas vai depender do que observarmos. Alguns estão mais adiantados na recuperação que outros. O Fábio, aparentemente, está resolvido. O Souza é um jogador importantíssimo e, dependendo da resposta, conversaremos com o departamento médico para passar a pensar em utilizar ele. Não sei se contarei com estes atletas para domingo [no Gre-Nal], mas eles estão bem perto de voltar", disse Silas em entrevista coletiva.

Além da questão física, Lúcio ainda não tem condições legais de jogo. Com o final de seu contrato de empréstimo junto ao Hertha Berlim, da Alemanha, o jogador acertou a renovação até o final do ano, mas a falta de um documento acarretou a não assinatura do novo vínculo, que por sua vez não foi publicado no BID [Boletim Informativo Diário da CBF]. Sem o nome do BID Lúcio está impedido de atuar pelo Grêmio.

Ainda não está definido se o coletivo ocorrerá no treinamento da manhã ou da tarde desta quarta. Provavelmente, Silas irá optar por evitar a presença da imprensa e de torcedores na atividade. O treinador deve dar sequência ao sistema 3-5-2, que passou a ser o principal devido ao bom rendimento gremista contra o Cruzeiro.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host