UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
FLÁVIO NEVES/Agência RBS/AE

Émerson (à esquerda) comemora gol do Avaí contra o Goiás ao lado de Rudinei

01/08/2010 - 17h50

Avaí aproveita falhas da zaga do Goiás, goleia em casa e cola no G-4

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Aproveitando-se bem das falhas da defesa do Goiás, o Avaí bateu a equipe esmeraldina por 4 a 1 neste domingo no estádio da Ressacada, chegou ao seu quinto jogo sem derrota na volta do Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo e agora está novamente muito perto do G-4 da competição. Com 19 pontos e em quinto lugar, os catarinenses só têm um ponto a menos do que o Ceará, quarto colocado.

ASSISTA AOS GOLS DA VITÓRIA DO AVAÍ

Depois de dois empates em sequência, contra Flamengo e Atlético-MG, o Avaí voltou imprimindo o seu padrão de jogo, de defesa forte e contra-ataque fulminante. Com 21 gols em 12 jogos, o time de Antônio Lopes assume o posto de melhor ataque da competição, ao lado do Corinthians.

Já o Goiás faz o caminho contrário do Avaí na tabela. Com a derrota deste domingo, chega ao seu terceiro revés no pós-Copa, sem ter ainda vencido em cinco partidas. Ultrapassado pelo Botafogo, entra na zona de rebaixamento, com apenas 12 pontos.

Antes de voltar a campo pelo Brasileirão, o Goiás estreia na próxima quinta-feira na Copa Sul-Americana, recebendo o Grêmio no Serra Dourada. Depois, no domingo que vem, novamente em casa, faz o clássico alviverde contra o Palmeiras. Já o Avaí tem seis dias de folga e, no sábado, visita o Guarani pelo nacional. Os catarinenses só estreiam na competição continental no outro meio de semana, contra o Santos.

O jogo

Ainda invicto nos quatro jogos em que comandou o Avaí, sempre contra times considerados grandes, o técnico Antônio Lopes não teve receio de mandar sua equipe para cima do Goiás. Marcando no campo de ataque, os donos da casa pressionavam o time alviverde, que tinha o seu técnico Emerson Leão apenas nas tribunas, já que está suspenso preventivamente pelo STJD por conta da confusão na saída do jogo contra o Vitória.

PRINCIPAIS LANCES

1º TEMPO
8min - GOOOLL DO AVAÍ!!!! – Após bola escanteio batido da direita, Émerson se antecipa a Tolói e cabeceia com classe. A bola ainda bate no travessão antes de entrar.
9min - GOOOLL DO AVAÍ!!!! – Logo na saída de bola, a zaga do Goiás faz lambança e a bola sobra para Roberto, que cruza na medida para Davi marcar.
14min – Roberto lança Rudnei nas costas da zaga. O atacante aparece bem, mas Harlei fecha o ângulo e faz a defesa.
29min – Patric pega sobra de fora da área, chuta de primeira, mas a bola passa por cima do gol.
41min - GOOOLL DO AVAÍ!!!! – Rafael Tolói volta a falhar, toca a bola nos pés de Davi que, da entrada da área, coloca no ângulo e faz o terceiro.
2º TEMPO
23min - GOOOLL DO GOIÁS!!!! – Bernardo domina na entrada da área, corta Gabriel e chuta forte, de direita, no ângulo esquerdo de Renan.
31min - GOOOLL DO AVAÍ!!!! – Caio faz boa jogada pela esquerda e cruza na medida para Robinho, de joelho, fazer o quarto.
39min - Contra-ataque rápido do Avaí. Roberto entra na área pela direita, mas chuta em cima de Harley.

Bastaram somente nove minutos de jogo para a pressão à espera de um erro da defesa esmeraldina desse resultado. Em escanteio batido da direita, Émerson se antecipou a Rafael Tolói, zagueiro que estava cotado para ser convocado para a seleção brasileira, cabeceou forte e marcou o seu quarto gol no Brasileirão.

Logo no lance seguinte, o Goiás recuou a bola e Ernando chutou a bola no rosto de Carlos Alberto, na linha da grande área. O rebote sobrou para Roberto, que caiu pela direita e cruzou na cabeça de Davi, que fez o segundo.

Sem reação, o Goiás viu o Avaí jogar e só chegou uma vez ao ataque, com um chute fraco, de muito longe, facilitando a defesa do goleiro Renan, da seleção brasileira. Mantendo a estratégia de esperar o erro da defesa esmeraldina, o time de Antônio Lopes chegou ao terceiro gol. Aos 41min, Rafael Tolói vacilou, tocou a bola nos pés de Davi em uma saída de bola e o meia caprichou no chute e acertou o ângulo para fazer o terceiro.

Na saída para o intervalo, o artilheiro do primeiro tempo explicou que Antônio Lopes já previa as falhas na defesa goiana. “Nós trabalhamos a semana toda nisso porque sabíamos que eles iam dar espaço. Era só marcar direito para sair no contra-ataque que tudo daria certo”, explicou Davi.

Mantendo o ritmo do jogo do primeiro tempo, o Avaí seguiu no ataque na volta do intervalo. A pressão, porém, durou pouco mais de 10min. Sem que a estratégia tenha dado certo, o time catarinense pareceu se contentar com três gols, recuou, cansou, e viu o Goiás atacar mais. Em uma dessas subidas, aos 23min, Bernardo dominou na entrada da área, fugiu da marcação de Gabriel e acertou uma bomba no ângulo de Renan, descontando.

Para não correr riscos de deixar o Goiás empatar, o Avaí voltou a imprimir seu ritmo de jogo e, aos 31min, chegou ao quarto gol. Caio fez boa jogada pela esquerda, cruzou quase que da linha de fundo e Robinho, de joelho, mandou para o gol aberto. Na comemoração, mostrou que o Avaí fazia barba, cabelo e bigode. Ainda deu tempo de Renan mostrar por que é goleiro da seleção. Em escanteio batido por Bernardo da esquerda aos 38min, o camisa 1 fez linda defesa, evitando o gol olímpico.


AVAÍ 4 x1 GOIÁS

Avaí
Renan; Patric, Gabriel, Émerson e Eltinho; Rivaldo, Rudnei, Davi (Pará) e Caio (Marcos); Robinho (Vandinho) e Roberto.
Técnico:
Antônio Lopes

Goiás
Harlei; Douglas (Wellington Monteiro), Rafael Tolói, Ernando e Wellington Saci (Marcão); Jonílson, Amaral, Carlos Alberto e Otacílio Neto (Diogo Galvão); Bernardo e Everton Santos.
Técnico: Fernando Leão.

Data: 01/08/2010 (domingo)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis-SC
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR/Fifa)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ/Fifa) e Moisés Aparecido de Souza (PR)
Cartões Amarelos: Carlos Alberto e Rafael Tolói (Goiás)
Gols: Davi aos 9min e aos 41min e Émerson aos 8min do primeiro tempo e Robinho aos 31min do segundo tempo (Avaí); Bernardo aos 23min do segundo tempo (Goiás)
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host