UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
05/08/2010 - 18h01

Argentinos Perfumo e Sorín servem de inspiração a Farías no Cruzeiro

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Apresentado como novo atacante do Cruzeiro nesta quinta-feira, Ernesto Farías chegou ao clube mineiro com a expectativa de repetir a trajetória de outros dois argentinos que obtiveram sucesso com a camisa celeste. Para o jogador de 30 anos, Perfumo e Sorín são exemplos a seguir.

“São grandes jogadores, que ajudaram muito ao Cruzeiro e a torcida sempre vai reconhecer. Quero deixar minha marca no Cruzeiro também. Vou dar o meu melhor como profissional, me dedicar até o último momento”, afirmou o atacante, durante a entrevista coletiva.

O zagueiro Roberto Perfumo foi campeão mineiro entre 1972 a 1974, além de vice-campeão brasileiro em 1974. Já o lateral-esquerdo Juan Pablo Sorín tornou-se ídolo em três passagens pela Toca da Raposa, encerrando a carreira no clube, com despedida festiva ano passado. Ele conquistou a Copa do Brasil em 2000, foi bicampeão da Copa Sul-Minas em 2001 e 2002 e campeão mineiro de 2009.

Depois de três anos no futebol português, Farías não vê problemas na rivalidade entre brasileiros e argentinos. “Na história há muita rivalidade, mas nós respeitamos muito o futebol brasileiro e os brasileiros nos respeitam. O Campeonato Brasileiro cresceu muito e é muito competitivo”, observou.

Farías foi contratado junto ao Porto. Pelo acordo firmado com o clube português, em 21 de julho, o Cruzeiro cedeu os 50% restantes dos direitos do zagueiro Maicon, que já atua no time português e adquiriu 100% dos direitos federativos e econômicos do argentino.

O atacante quase chegou ao Cruzeiro no início desta temporada numa negociação que levaria Kléber, hoje no Palmeiras, ao Porto. Desde então, o clube mineiro tentava a contratação de Farías. O novo jogador do time celeste afirmou que sua chegada um pouco mais cedo independia de sua vontade.

“Sempre reconheci o Cruzeiro como grande equipe e grande instituição, muito bem organizada. Isso se nota de fora, mas há coisas que não dependem de mim”, disse.

Farías será mais uma opção de ataque para o técnico Cuca, que já conta com Thiago Ribeiro e Wellington Paulista, que formam a dupla titular, além de Robert, Wallyson, apresentado semana passada, Eliandro, Sebá e Kieza.

Na disputa por posição, o atacante argentino disse que sua escalação dependerá do técnico Cuca. “Sei que tem grandes jogadores, por isso o time está onde está. O treinador que verá se serei útil para o que ele quer. Cada jogador tem suas características. Tenho 30 anos e sempre quero fazer gols”, salientou.

Para sua adaptação ao novo clube, Farías pediu duas semanas para atingir a melhor forma física. “Seguramente, estarei em forma total em um mês”, destacou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host