UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
14/08/2010 - 07h06

Campanha do Atlético-MG é parecida com a de 2005, ano do rebaixamento

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

De astral renovado depois da classificação à próxima fase da Copa Sul-Americana, conquistada com a vitória suada sobre o Grêmio Prudente por 1 a 0, o Atlético-MG tentará mudar, neste sábado, contra o Guarani, o rumo da campanha no Campeonato Brasileiro, que se assemelha à de 2005, ano em que o clube mineiro foi rebaixado à Série B.

Em penúltimo lugar na tabela de classificação, o Atlético somou dez pontos em 39 disputados e alcançou aproveitamento de apenas 25,64%. Em 13 rodadas, venceu três vezes, empatou uma e sofreu nove derrotas. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo está à frente somente do xará Atlético-GO,, que ocupa a lanterna com nove pontos.

A campanha de 2005 era ligeiramente superior à deste ano. Em 13 jogos, foram 11 pontos em 39 possíveis e aproveitamento de 28,20%. Naquele ano, o time mineiro, então comandado pelo técnico Tite, obteve três vitórias, empatou duas vezes e sofreu oito derrotas.

Se vencer o Guarani neste sábado, em jogo que será disputado em Ipatinga, a partir das 18h30 (de Brasília), o Atlético chegará a 13 pontos e superará a campanha de cinco anos atrás. Em 2005, o time mineiro foi derrotado na 14ª rodada, pelo Palmeiras, por 1 a 0, e permaneceu com 11 pontos somados.

Naquele ano, o Atlético terminou o Brasileirão em 20º lugar (antepenúltimo) com 47 pontos – foram 13 vitórias, oito empates e 21 derrotas. Em 2006, a equipe mineira conquistou a Série B do Brasileiro e retornou à primeira divisão em 2007.

A campanha deste ano deixa o torcedor atleticano preocupado. O time mineiro não vence há cinco rodadas no Brasileiro. Nesse período foram quatro derrotas – Corinthians (1 a 0), Internacional (2 a 1), Cruzeiro (1 a 0) e Botafogo (3 a 0) – e um empate sem gols com o Avaí.

Na quarta-feira passada, o Atlético conquistou de forma dramática a classificação, pela primeira vez, à fase internacional da Sul-Americana, ao vencer o Grêmio Prudente com um gol do meia Ricardinho aos 48min do segundo tempo. Se terminasse empatado por 0 a 0, a vaga seria decidida nas cobranças de pênalti.

“Que esse resultado na Sul-Americana nos traga uma tranquilidade e uma confiança ainda maiores, com o apoio do torcedor aqui em Ipatinga. Esperamos que o estádio esteja cheio para que a gente possa retomar nossas vitórias e colocar o Atlético onde ele deve estar, que é disputando títulos e entre os primeiros do Brasileiro”, observou Ricardinho.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host