UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Robson Ventura/Folhapress

Danilo comemora gol marcado pelo Palmeiras diante do Atlético-PR no Pacaembu

14/08/2010 - 20h28

Com um a menos e Felipão expulso, Palmeiras bate Atlético-PR e quebra jejum

Renan Prates
Em São Paulo *

Mesmo com um a menos e o técnico Luiz Felipe Scolari expulso, o Palmeiras venceu o Atlético-PR por 2 a 0 no Pacaembu e, enfim, desencantou com Felipão, que não havia conquistado uma vitória desde que chegou ao time alviverde pela segunda vez (quatro empates e duas derrotas).

De quebra, a vitória fez o Palmeiras saltar quatro posições na tabela de classificação do Brasileirão: agora é o nono com 19 pontos. O Atlético-PR, por sua vez, se manteve em décimo quinto com 14.

Felipão prometeu e cumpriu. O treinador barrou três titulares para o jogo deste sábado: o lateral-direito Vitor, o volante Pierre e o atacante Ewerthon, escalando Marcos Assunção, Tinga e Luan nos seus lugares. Recuperado, o capitão Marcos voltou no lugar de Deola no gol.

O zagueiro Fabrício também fez a sua estreia, o que deixou o Palmeiras no esquema 3-5-2, abandonando o 4-4-2, na tentativa de mudar o panorama de uma equipe que não vencia há seis partidas.

A postura mais agressiva pedida pelo treinador na última sexta-feira pôde ser notada pelo menos no início da partida, quando o Palmeiras procurou o gol a todo o custo e foi premiado logo aos 3min com Danilo.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
3min – GOOOOOOOOOL DO PALMEIRAS!!! Tinga cruza bola da direita e acerta a cabeça de Danilo, que testa sem chance. Ouça o gol!
15min - QUASE!! Marcos Assunção cobra mais uma falta na área, Tadeu desvia de leve e a bola passa raspando a trave direita de Neto
28min – Bruno Mineiro toca bela bola para Branquinho que chuta para Marcos espalmar para escanteio. Na cobrança, ele espalma outra vez
SEGUNDO TEMPO
10min - MARCOS! Maikon Leite faz bela jogada individual e cruza na cabeça de Bruno Mineiro, mas Marcos espalma e salva o Palmeiras
18min - TRAVE! Marcos Assunção cobra falta com perfeição, mas carimba o poste do Atlético-PR
29min - Marc os Assunção cobra escanteio na cabeça de Maurício Ramos. A bola passa perto do gol do Atlético-PR
30min - GOOOOOOOOOL DO PALMEIRAS!!!! Tinga acha Ewerthon, que enche a bomba para marcar um belo gol. Ouça o gol!
45min - Marcos Assunção arrisca da intermediária e a bola passa com perigo à direita do gol de Neto

Mas os problemas de sempre foram notados: falta de criatividade no meio de campo, excesso de passes errados e ataque inoperante apesar do gol marcado. Felipão gesticulou e gritou muito, mas não conseguiu mudar este panorama.

Carpegiani, que já havia colocado o meia Branquinho no lugar do defensor Bruno Costa antes do intervalo, iniciou o segundo tempo com Maikon Leite na vaga de Guerrón pois estava insatisfeito com o ataque do Atlético-PR.

Em lance isolado, Tadeu fez a segunda falta e foi expulso, complicando a situação do Palmeiras na partida.
“Dividi a bola de cabeça e ele deu falta. Não fiz nada”, explicou o jogador na saída do gramado, quebrando a regra da ‘mordaça’ de Felipão.

Com um a mais, o Atlético-PR passou a dominar a partida. Maikon Leite levou perigo com suas investidas pela direita. O Palmeiras passou a apostar exclusivamente nos contra-ataques, mas sem sucesso.

OPINIÃO DOS BLOGUEIROS

Foi noite de Tinga, que deu dois gols
No fim do jejum de Felipão, Tinga foi o show.

Felipão protagonizou uma cena no mínimo bizarra. De tanto reclamar, o treinador do Palmeiras foi expulso pelo juiz da partida, mas ficou no gramado. O quarto árbitro se dirigiu ao seu encontro para conduzí-lo ao vestiário, e ele colocou a culpa nos jornalistas por não ter saído do campo.

Em bela jogada de Tinga, o Palmeiras ‘matou’ a partida com um belo gol de Ewerthon, artilheiro do time no campeonato com cinco tentos. Com a vitória, a tendência é que Felipão tenha mais tranquilidade para trabalhar.

Ficha da Partida

Palmeiras Palmeiras Técnico: Luiz Felipe Scolari
12. Marcos
26. Fabrício
15. Maurício Ramos
23. Danilo
8. Márcio Araújo
3. Edinho
17. Tinga
28. Marcos Assunção
11. Rivaldo
21. Luan
88. Éwerthon
20. Tadeu
2 0
Atlético-PR Atlético-PR Técnico: Paulo César Carpegiani
1. Neto
2. Leandro
3. Gustavo
4. Rhodolfo
5. Bruno Costa
16. Branquinho
6. Deivid
15. Mithyuê
11. Chico
10. Paulo Baier
8. Paulinho
7. Guerrón
17. Maikon Leite
9. Bruno Mineiro

Data: 14/08/2010 - 18h30

Local: Pacaembu

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host