UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
18/08/2010 - 15h03

Mário Sérgio quer que o Ceará tenha mais equilíbrio entre ataque e defesa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Mário Sérgio chegou na última terça-feira e quer reduzir o elenco do Ceará de 40 para 25 jogadores

    Mário Sérgio chegou na última terça-feira e quer reduzir o elenco do Ceará de 40 para 25 jogadores

Nem bem chegou ao Ceará e o técnico Mário Sérgio já começou a fazer suas primeiras análises sobre a equipe que ainda não venceu após a parada para a Copa do Mundo. Em sua primeira avaliação o novo treinador disse que um dos principais objetivos é buscar o equilíbrio entre o ataque e a defesa.

“A tônica do futebol mundial é que quando o ataque não faz gol é ruim e quando a defesa toma muitos gols é ela que é ruim. Eu acho que um é consequência do outro, se a defesa ajuda o ataque e o ataque ajuda a defesa, consequentemente você vai ter o equilíbrio ideal. Então aqui alguma coisa não está ajustada. Não é falta de qualidade é este ajuste entre os setores que está faltando”, explicou o técnico Mário Sérgio.

De acordo com os números da equipe no Campeonato Brasileiro o técnico Mário Sérgio tem razão em reclamar desta disparidade entre os dois setores. O Ceará tem a melhor defesa da competição com apenas sete gols sofridos em 14 jogos, o que dá uma média de 0,5 por partida.

Por outro lado o ataque da equipe é o pior da competição e só marcou dez vezes até agora, o que dá uma média de 0,71 tentos por jogo. Se contarmos as equipes da Série B do Campeonato Brasileiro, que também disputaram 14 partidas, o setor ofensivo do Ceará só não é pior que o do Vila Nova-GO, que marcou apenas oito gols.

Outro ponto que Mário Sérgio reclamou em sua chegada no Ceará é o “inchaço” do elenco, que conta com 40 atletas e a intenção do treinador é reduzir este número para 25 jogadores. “O Ceará tem um time muito qualificado e eu vim trabalhar aqui com objetivos grandes”, avaliou o novo técnico.

O treinador foi anunciado há dez dias e só foi apresentado na última terça-feira. Mário Sérgio deve comandar seu primeiro treinamento na tarde desta quarta-feira e já deve ficar no banco de reservas na partida do próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Grêmio, no estádio do Castelão, em Fortaleza.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host