UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
22/08/2010 - 07h09

Atlético-MG desafia retrospecto ruim fora de casa para manter reação

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Luxemburgo afirma que o time mineiro tem de adotar postura ofensiva na Vila Belmiro, se quiser vencer

    Luxemburgo afirma que o time mineiro tem de adotar postura ofensiva na Vila Belmiro, se quiser vencer

Com um dos rendimentos mais baixos da Série A do Campeonato Brasileiro como visitante, o Atlético-MG, que vem de duas vitórias em casa, enfrenta o Santos, neste domingo, ás 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, com o objetivo de sair, finalmente, da zona de rebaixamento.

Para atingir o objetivo, o time mineiro, que tem 13 pontos no Brasileirão, com quatro vitórias, um empate e seis derrotas, precisa Santos na Vila Belmiro, uma vez que Grêmio foi derrotado pelo Ceará, por 2 a 1, neste sábado. Além disso, o Grêmio Prudente perdeu três pontos, por escalar atleta irregularmente, em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Porém, o retrospecto atual do Atlético como visitante é negativo. Dos 18 pontos possíveis no campo do adversário, o time atleticano conquistou apenas um, no empate com o Avaí, o que significa aproveitamento de 5,55%. Nos outros cinco jogos longe de casa, o time mineiro foi derrotado.

Além disso, a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo marcou apenas quatro gols em seis jogos como visitante. Em quatro oportunidades fora de Minas, a equipe alvinegra passou em branco.

Para buscar a vitória, Luxemburgo acredita que o Atlético precisa ser ofensivo atuando na Vila Belmiro. “Jogar lá sempre é muito difícil. Se ficar só assistindo, vamos perder o jogo. Você tem que jogar, tentar fazer gol, agredir o adversário. Tem que jogar, não dá para esperar eles tomarem as decisões”, disse.

Segundo o zagueiro Lima, o time mineiro ser organizado contra o Santos. “Quanto mais mantivermos o time compactado em campo, mais vai nos ajudar para conseguirmos a vitória. Lá dentro, o mais importante é marcar bem e jogar”, destacou.

Na primeira partida disputada pelo Atlético contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil não trás boas lembranças para o time mineiro. A equipe mineira foi derrotada por 3 a 1 e eliminada da competição.

Luxemburgo crê que o confronto deste domingo será diferente daquele pela Copa do Brasil. “Não pode reviver coisas do passado. Tenho de entender que estamos vivendo um momento diferente, com dificuldades no Brasileiro. Eles estão em uma posição melhor que a nossa, eles com desfalques que não tiveram e a gente também. Temos de jogar o jogo de agora, somar pontos, pois precisamos disso devido à situação que estamos”, ressaltou o treinador.

Nos dois últimos jogos, ambos disputados no Ipatingão, o Atlético saiu de campo vitorioso e conseguiu reagir depois de ficar seis jogos sem vencer na temporada.

O time mineiro derrotou o Grêmio Prudente, por 1 a 0, em Ipatinga, e classificou-se à próxima fase da Copa Sul-Americana. Em seguida, bateu o Guarani, por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host