UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
22/08/2010 - 07h03

R.Gaúcho manda recado a descontentes: quem achar o Grêmio pequeno deve sair

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

A TURMA DA RECLAMAÇÃO

  • Neco Varella/Freelancer

    Borges não gostou de ficar na reserva, foi seco ao responder quando entrou no time e ouviu indicações

  • Fábio Berriel/Freelancer

    Douglas é reincidente em reclamar de treinadores. Neste sábado, ao ser substituído, saiu caminhando lentamente ignorando a situação do time tricolor

Na derrota diante do Ceará, mais uma vez, o Grêmio apresentou focos de indolência. Falta de vontade para marcar e correr, declarações demonstrando descontentamento e falta de futebol lembraram a época em que Silas comandava o time tricolor. Renato Gaúcho se mostrou irritado durante a partida e mandou um recado a quem estiver insatisfeito com o clube: se considerar o Grêmio pequeno demais, que vá embora.

Borges seria o principal representante do time dos insatisfeitos. O centroavante foi seco ao responder o que lhe foi pedido quando entrou no time. "Fazer o que eu vinha fazendo", disse magoado. Borges ainda é acusado de ter simulado uma lesão contra o Fluminense para não atuar no momento difícil do time. No banco, o jogador está visivelmente chateado.

Além dele, Hugo também não está gostando do que ocorre no Grêmio. Outro ex-são-paulino que perdeu espaço, o meia não foi aproveitado por Renato Gaúcho e reclama de uma lesão, por isso não viajou para Fortaleza com o restante do elenco.

Fábio Rochemback também está descontente. O volante pode ser negociado na atual janela de transferências e não manifesta mais a mesma vontade de lutar para melhorar a situação gremista.

Outro que voltou a parecer contrariado é o meia Douglas. Ao ser substituído no segundo tempo, o jogador caminhou lentamente para deixar o gramado, ignorando a pressão que o Grêmio levava. Além disso, Douglas não cumprimentou o treinador que o tirou do time. O meia é reincidente, pois discutiu com Silas publicamente por não gostar de marcar.

"Cada jogador tem a sua maneira de trabalhar e viver o dia a dia. Estou chegando agora e vejo o Borges feliz, conversando com companheiros. Não é só ele, todo o jogador do elenco tem que agradecer por estar no Grêmio. É um clube grande, que paga bons salários e não atrasa nunca, milhões de jogadores gostariam de estar no Grêmio. Não é o caso do Borges, mas quando eu achar que alguém não está satisfeito, que pensa que o Grêmio é pequeno demais para ele, eu deixo ir embora, pode ir mesmo. Até então eu não vi isso, mas quem estiver aqui precisa saber o tamanho do clube", avisou Renato Gaúcho.

A direção dá total aval para as declarações do treinador. Alberto Guerra, assessor de futebol gremista, também vê o grupo lutando, e se for o caso de jogadores descontentes, que deixem o Olímpico.

"É bem por aí, quem estiver descontente, quem achar o Grêmio pequeno, que saia. Não vejo assim em nenhum jogador. O Borges, por exemplo, está chateado por não estar jogando. Todo o profissional quando fica no banco acaba de cara amarrada, mas não vejo nada de anormal nisso. O Renato [Gaúcho] falou com ele sobre esta situação e explicou que primeiro precisa arrumar a defesa", disse Guerra.

Silas sofreu com a falta de confiança e vontade dos jogadores, por isso a direção do Grêmio não quer deixar que o mesmo aconteça com Renato Gaúcho. Assim, este discurso será seguido ao pé da letra, e outros jogadores podem ter o mesmo destino de Rodrigo, que foi dispensado por indisciplina.

O elenco gremista desembarca em Porto Alegre neste domingo, à tarde. Os trabalhos serão retomados na segunda-feira, visando o jogo de quarta-feira, contra o Santos, às 22h, no Olímpico, pelo Brasileirão. Antes disso, os três reforços recentemente contratados serão apresentados oficialmente. Gabriel, Gilson e Vilson vestirão a camisa do Grêmio pela primeira vez na segunda-feira.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host