UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Alexandre Lops/AI Inter

Índio (e) marcou seu 27º gol no Inter, superou Figueroa e garantiu a vitória em SC

25/08/2010 - 21h24

Na despedida de Taison, Inter vence Avaí com gol de zagueiro artilheiro

Jeremias Wernek
Em Porto Alegre

O Internacional foi até Florianópolis e venceu Avaí por 1 a 0, colocando fim a invencibilidade dos catarinenses em casa depois da Copa do Mundo. O jogo marcou a despedida de Taison, negociado com Metalist, da Ucrânia e um recorde histórico. Índio, artilheiro da noite, marcou seu vigésimo sétimo gol e superou o ídolo da década de setenta, Figueroa. O resultado ainda recupera a equipe de Celso Roth da ‘ressaca’ pela conquista da Copa Libertadores. 

A vitória vermelha deixa o time gaúcho com 24 pontos. O Avaí, em contrapartida, segue com 22 pontos e vê o fim de sua invencibilidade, de cinco jogos, no estádio da Ressacada depois da Copa do Mundo.

Na próxima rodada, os gaúchos recebem o Botafogo, no estádio Beira-Rio, às 18h30min no sábado. Para o Avaí, o compromisso da décima sétima rodada é contra o Atlético-GO, no domingo, fora de casa.

Pressão desde o começo

Apostando na manutenção de um padrão de jogo, o Internacional foi para cima desde o inicio. Com toques rápidos no meio-campo, o time gaúcho conseguiu cinco escanteios em 10 minutos e encurralou o Avaí na defesa. D’Alessandro foi destacado como a peça referência da articulação. Se movimentando muito, o argentino participou de todas as tentativas de conclusão vermelha.

 

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
3 min – D’Alessandro cruza e Wilson Matias sobe, ganha da zaga, mas toca para fora.
9 min – GOOOOL DO INTER! Glaydson recebe bom passe de D’Ale, vai no fundo e cruza para Índio cabecear com força para o fundo do gol.
29 min – Válber arranca, invade a área e bate rasteiro. Renan, com o pé, salva o Inter já fora da pequena área.
30 min – Marcos ganha de Kleber pelo alto e desvia. Renan, ainda no ar, defende a conclusão.
38 min – D’Alessandro levanta e Índio, livre, se abaixa para cabecear no ângulo esquerdo. Renan se estica e espalma.
43 min – D’Alessandro lança e Tinga dribla goleiro, vai no fundo e chuta. Finalização passa por cima.
SEGUNDO TEMPO
4 min – Vandinho chuta de longe e Renan defesa em dois tempos, rente ao pé da trave esquerda.
10 min – Válber ganha no corpo do marcador e bate forte no canto esquerda, mas Renan tira com a ponta dos dedos.
13 min – Rafael Sóbis toca de calcanhar, Tinga recebe, dribla marcador só que bate para fora.
39 min – D’Alessandro faz grande jogada individual e serve Tinga. Meia bate cruzado e goleiro defende.
40 min - Jeferson recebe na entrada da área e bate de pé esquerdo. Conclusão passa perto do ângulo.

Com nove nove minutos, o gringo tocou de calcanhar para Glaydson. O volante cruzou da linha de fundo e Índio subiu mais alto que a zaga catarinense para marcar. Abertura no placar para uma equipe que ainda não tinha tido trabalho em sua defesa. O defensor do Inter, de quebra, entrou para a história fazendo seu vigésimo sétimo gol e superando Figueroa como zagueiro artilheiro do clube gaúcho. 

Renan brilha e se reabilita

Na frente, o Inter seguiu atacando. A resposta do Avaí de Antônio Lopes demorou para aparecer. Aos 29 minutos Válber avançou com velocidade, driblou um marcador com o corpo e saiu na cara de Renan. A conclusão por baixo parou no pé direito do goleiro. Um minuto mais tarde, Renan evitou – mais uma vez, o empate ao saltar e desviar o cabeceio de Marcos, muito semelhante ao lance do gol de Índio, do outro lado do campo.

Antes do final do primeiro tempo, a superioridade vermelha se comprovou com outras duas chances para ampliar o marcador. Aos 38 minutos, D’Alessandro levantou para área e Índio quase marcou seu segundo gol. Cinco minutos além, Tinga recebeu do argentino e driblou o goleiro do Avaí. A conclusão, porém, saiu para fora.

Depois do intervalo, o Avaí partiu para cima. Logo aos quatro minutos Vandinho arriscou e Renan quase falhou feio. Questionado nas últimas partidas, o goleiro do Internacional já havia evitado o empate em duas oportunidades no primeiro tempo. Mas na etapa final a reabilitação foi plena. Aos 10 minutos Válber chutou rasteiro da frente da área e o toque com a ponta dos dedos tirou a bola da trajetória que terminaria no fundo da rede.

OPINIÃO DE JUCA KFOURI

"O bicampeão da Libertadores ganhou e mostrou que está de volta ao Brasileirão. É bom respeitar". Leia mais

Com 22 minutos, o Inter se viu com um homem a menos em campo. Wilson Matias foi expulso, com justiça, depois de dar uma forte entrada no adversário. O volante, que já tinha cartão amarelo, fazia seu primeiro jogo como substituto de fato de Sandro, vendido para a Inglaterra.

Em seu último jogo com a camisa do Inter, Taison saiu mais cedo. Aos 31 minutos, dando lugar para Leandro Damião. Abraçado por Índio antes de deixar o campo, o atacante agradeceu pelas oportunidades. “Tudo que tenho devo ao Inter, estou feliz e espero voltar um dia para este clube que eu amo”, disse.

 

Ficha da Partida

Avaí Avaí Técnico: Antônio Lopes
1. Renan
2. Patric
3. Rafael
4. Gabriel
6. Eltinho
5. Marcinho Guerreiro
8. Bruno Silva
16. Jéfferson
7. Marcos
10. Sávio
19. Válber
11. Robinho
15. Cristian
9. Vandinho
0 1
Internacional Internacional Técnico: Celso Roth
1. Renan
4. Nei
2. Bolívar
3. Índio
6. Kléber
11. Glaydson
5. Wilson Mathias
8. Tinga
10. D'Alessandro
7. Taison
16. Leandro Damião
9. Rafael Sóbis
15. Derlei

Data: 25/08/2010 - 19h30

Local: Ressacada

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host