UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
26/08/2010 - 07h01

Sem Taison, Roth ensaia mudança de esquema vencedor da Libertadores

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

O formato que levou o Internacional às finais da Copa Libertadores e mudou radicalmente o estilo de atuar, com a chegada de Celso Roth, está com os dias contados. A saída de Taison, para o futebol da Ucrânia, tira do treinador a ferramenta fundamental para montagem do esquema 4-2-3-1, com o qual o clube gaúcho tem oito vitórias e somente duas derrotas.

Desde o primeiro treinamento, ainda quando a Copa do Mundo acontecia na África do Sul, Roth fixou um esquema tático com uma referência ofensiva e um atacante recuado, pelo lado esquerdo do campo, apostando na velocidade e dribles. Agora esta arma está impossibilitada. “Se eu tenho alguém pelo lado direito com técnica, que é o D’Alessandro tenho velocidade do outro lado, que é o Taison. Então, o Rafael já não é de jogar tão pelo lado, sim mais centralizado”, explicou o técnico em entrevista à Rádio Bandeirantes.

“Vamos ver se vamos continuar com este esquema de trabalho, que montamos com os jogadores. Se não for temos algumas alternativas”, comentou Celso Roth. O problema maior para a transição será o tempo de trabalho. “O que me preocupa é que não vamos ter tempo mais para trabalhar, teremos que fazer durante os jogos. Vamos jogar final e meio de semana em mais quinze rodadas. Mas vamos tentar fazer o melhor possível. Temos alguma coisa idealizada”, garantiu.

Sem Taison, Rafael Sóbis entra no time naturalmente – ao lado de Alecsandro. O centroavante, no entanto, não tem presença garantida contra o Botafogo, no sábado. Ainda se recupera um problema muscular que foi contraído no jogo de ida, no México, contra o Chivas. “Acho que não teremos grandes problemas mesmo com a mudança de esquema”, opinou, otimista, Celso Roth.

“Vamos tentar colocar, de novo, dentro de uma harmonia tática. O treinador tem a obrigação de propiciar a melhor condição de jogo para os jogadores”, destacou. O Inter volta aos treinamentos nesta quinta-feira à tarde no estádio Beira-Rio.

Com 24 pontos, o clube gaúcho é quinto colocado, atrás do Santos apenas nos critérios de desempate. Ambas as equipes se enfrentam, no dia 13 de outubro, em partida atrasada da décima segunda rodada na Vila Belmiro.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host