UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
27/08/2010 - 07h01

Contra o Vasco, de PC Gusmão, Cruzeiro pega outro time de ex-treinador

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Cruzeiro quer vencer o Vasco, comandado por seu ex-técnico PC Gusmão, que já venceu o time celeste

    Cruzeiro quer vencer o Vasco, comandado por seu ex-técnico PC Gusmão, que já venceu o time celeste

A partida com o Vasco, neste sábado, às 18h30, em São Januário, no Rio, marcará novo capítulo na história dos encontros do Cruzeiro com times comandados por treinadores que já trabalharam no clube no Brasileiro na era dos pontos corridos, iniciada em 2003. Curiosamente, o técnico do próximo adversário celeste foi o único a derrotar a equipe celeste na atual edição da competição.

Até o momento, em quatro jogos disputados contra equipes de ex-treinadores celestes nos últimos sete anos, o Cruzeiro leva vantagem, com duas vitórias, um empate e uma única derrota, justamente para o Ceará, por 1 a 0, no Castelão, em Fortaleza.

À época daquela partida, disputada antes da pausa para a Copa do Mundo da África do Sul, o time cearense era treinado por PC Gusmão. Depois daquele triunfo, o treinador transferiu-se para o Vasco, adversário deste sábado, no Rio de Janeiro.

Além do Ceará, o Cruzeiro já fez outros três jogos contra times que são comandados por técnicos que sentaram no banco celeste de 2003 para cá. O empate, pela sexta rodada do Brasileiro, foi contra o Santos, por 0 a 0. O time paulista é treinado por Dorival Júnior.

As vitórias cruzeirenses foram diante do Atlético-MG, de Vanderlei Luxemburgo, por 1 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e o Corinthians, de Adilson Batista, na quarta-feira, também pelo placar mínimo, desta vez em Uberlândia.

Na última quarta-feira, o Cruzeiro se reencontrou com Adilson Batista, que comandou a equipe do início de 2008 até a sexta rodada do Campeonato Brasileiro deste ano, exatamente no empate com o Santos, de Dorival Júnior, quando se demitiu.

Adilson Batista, que ficou o maior período à frente da equipe mineira ao longo do Brasileirão de pontos corridos, estava desgastado pela eliminação no Campeonato Mineiro e também na Libertadores. Em seu lugar assumiu Cuca.

Já Vanderlei Luxemburgo comandou o Cruzeiro em sua principal campanha no Brasileiro, quando conquistou o único título do certame, em 2003, ano que o time conquistou a tríplice coroa, sendo campeão do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e do Brasileirão.

No ano seguinte, por problemas com a diretoria celeste, Luxemburgo saiu do clube ainda no Campeonato Mineiro e quem assumiu foi Paulo César Gusmão, que sagrou-se campeão do Estadual, iniciou o Brasileirão, porém, após ser eliminado na Libertadores perdeu o posto para Marcos Aurélio.

Em 2005, Paulo César Gusmão voltou ao comando da equipe celeste, desta vez iniciou o trabalho no meio do Campeonato Brasileiro, substituindo a Levir Culpi. Gusmão ficou até o início do segundo turno do Brasileirão de 2006, quando foi demitido e em seu lugar assumiu Oswaldo de Oliveira.

Dorival Júnior, hoje treinador do Santos, assumiu o comando cruzeirense no Campeonato Brasileiro de 2007, substituindo a Paulo Autuori, que entregou o cargo no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético. Dorival ficou a frente da equipe mineira até o final da competição nacional.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host