UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
28/08/2010 - 07h00

Ronaldo controla exageros fora do clube, perde peso, e pode atuar os 90 min

Bruno Thadeu
Em São Paulo

Ronaldo convenceu Adilson Batista de que está pronto para voltar a defender o Corinthians após mais de 100 dias sem jogar. Ele enfrentará o Vitória, domingo, às 16h, no Pacaembu. A aprovação do atleta está diretamente ligada à queima de gordura nesses últimos 25 dias. A comissão técnica não informa o peso de Ronaldo, mas afirma que o atacante perdeu seguramente mais de 2 quilos.

RONALDO POUCO ANTES E O DEPOIS

  • Ronaldo em treino do Corinthians no começo de agosto. Clube diz que perdeu pelo menos 2 quilos

  • Mais magro em relação ao início do mês, atacante participou de jogo-treino na sexta, marcando 1 gol

Para que isso acontecesse, o camisa 9 seguiu intensa programação de atividades físicas no Parque São Jorge e controlou exageros fora do clube, como má alimentação em casa e “comes e bebes” em eventos sociais.

No jogo-treino realizado nesta sexta, no Parque São Jorge, o atacante exibiu forma física bem diferente das últimas duas semanas. Ele correu bastante, trocou passes, fez um gol, arriscou finalizações e deu uma assistência no amistoso contra os juniores do clube.

A previsão de Adilson Batista é que Ronaldo atue por 45 minutos neste domingo. Mas por ter respondido positivamente aos testes, o Fenômeno tem condições de atuar os 90 min.

“O Ronaldo tem sido extremamente profissional dentro do clube. Ele perdeu peso sim, não vale citar quanto, e provou estar recuperado. Então ficou pré-estabelecido que ele jogará por 45 min, mas ele poderá jogar os 90 min conforme a necessidade. É um risco calculado”, conta o preparador físico do clube, Eduardo Silva.

Ideias não faltam para “vigiar” Ronaldo fora do Parque São Jorge. Os jogadores do elenco receberam cartilhas com sugestões de dietas alimentares, variando conforme a necessidade do atleta.

Defederico, por exemplo, faz trabalho de reforço muscular, tendo, portanto, a liberdade para comer massa, rica em carboidrato. Com Ronaldo, a estratégia é oposta: ele é aconselhado a comer carnes, que contêm proteínas, mas sem abusos, além de saladas e legumes.

A perda de peso de Ronaldo é reflexo do maior controle fora de campo, avalia Eduardo Silva.

“Entregamos cardápios aos jogadores para que eles tenham alimentação adequada também dentro de casa. Mas esse assunto sobre o que o jogador faz fora do clube compete a cada um. Não cabe a nós comentarmos”, destacou o preparador físico do Corinthians.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host