UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
01/09/2010 - 07h20

Na briga pela Libertadores, Cruzeiro vacila, mas tem ajuda de rivais

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Em quatro da últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro teve oportunidade de alcançar o grupo de acesso à Copa Libertadores, mas não venceu. Entretanto, sexto colocado ao fim da 17ª rodada, o time celeste se vê beneficiado por conquistas de Internacional e Santos.

Léo pode estrear nesta 4ª

Washington Alves/Vipcomm
Incluído no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o zagueiro Léo poderá, enfim, estrear pelo Cruzeiro. A primeira partida dele com a camisa celeste deve ocorrer nesta quarta-feira, contra o Flamengo, em Uberlândia, às 22h (horário de Brasília), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

As equipes gaúcha e paulista, campeãs, respectivamente, da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, já estão classificadas para a próxima edição da principal competição interclubes do continente americano. Assim, no topo da tabela do Brasileirão, elas permitem que outros dois adversários herdem as vagas para o torneio internacional

Beneficiado pelo posicionamento de Internacional e Santos, o Cruzeiro traça agora novos objetivos no Brasileirão. “Podemos dizer G6, porque, se acabar hoje, o Cruzeiro está na Libertadores. Não temos mais que pensar em chegar ao G4. Essas equipes que estão à nossa frente estão na Libertadores junto com a gente, e temos, sim, que buscar subir na tabela. Na zona da Libertadores, já estamos, temos agora que buscar líder e vice-líder, que estão um pouco distantes da gente”, comentou o lateral-direito Jonathan.

O atacante Robert também não se satisfaz com a ajuda de Internacional e Santos. “A nossa mentalidade não é pensar no G4. É pensar em ser campeão. O G4, vamos tentar no finalzinho, se não der para sermos campeões. Nossa meta é o título”, destacou.

Apesar da meta traçada, a equipe comandada por Cuca não tem conseguido aproveitar as oportunidades para chegar ao topo da tabela. Com empates contra Grêmio Prudente e São Paulo, além de uma derrota para o Vitória, o Cruzeiro deixou escapar três chances consecutivas para alcançar o G4. Na última rodada, em novo empate, com o Vasco, o time celeste ficou distante dos quatro primeiros colocados do Brasileirão.

A dificuldade de aproximação dos líderes Fluminense e Corinthians tem se tornado um incômodo. “O que está incomodando é não chegar perto do líder e do vice-líder. Os objetivos que o Cruzeiro quer hoje são a Libertadores e o título”, observou Jonathan.

O lateral destacou ainda a necessidade de abrir vantagem em relação às equipes que vêm logo atrás do Cruzeiro. “Na Libertadores já estamos, temos agora que chegar perto do líder e nos distanciar cada vez mais de quem está atrás. Se a gente perder um jogo, podemos ir para 11º, 12º. Temos que nos distanciar para quem está atrás não nos incomodar ainda mais”, ressaltou.

Enquanto não consegue aproveitar as chances que têm para chegar ao topo da tabela, o Cruzeiro se beneficia das boas campanhas de Internacional e Santos, mas descarta acomodação. “Acomodado, não. A gente sempre busca vitórias. A gente busca sempre entrar no G4, porque é o nosso objetivo”, disse o zagueiro Léo.

Em busca das primeiras colocações, o Cruzeiro enfrenta o Flamengo, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), em Uberlândia. Será a segunda vez que a equipe celeste atua no Parque do Sabiá neste Campeonato Brasileiro. O estádio foi o palco da vitória do time de Cuca sobre o Corinthians, por 1 a 0.

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host