UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Photocamera

Emerson, que fez o gol do Fluminense e saiu de campo lesionado, tenta uma jogada

05/09/2010 - 17h59

Flu leva virada, tem invencibilidade interrompida e vê liderança ameaçada

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

O Fluminense saiu na frente, mas levou a virada e perdeu para o Guarani por 2 a 1, na tarde deste domingo, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com a derrota, o time carioca parou nos 38 pontos e agora só tem um a mais que o Corinthians, que ainda tem uma partida a menos. Emerson marcou para o Tricolor, enquanto Baiano e Fabão, ambos de falta, fizeram os gols dos paulistas.

Assim, o título do primeiro turno só será decidido no dia 13 de outubro, quando o Corinthians for ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco em jogo adiado da 18ª rodada por causa das comemorações do centenário corintiano.

Para piorar a situação do Fluminense, Emerson saiu de campo lesionado ainda no primeiro tempo e já preocupa o departamento médico tricolor. A equipe perdeu uma invencibilidade de 15 jogos na competição, com dez vitórias e cinco empates. Já o Guarani chegou aos 26 pontos e encostou novamente no G-4.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense recebe o Ceará, no Engenhão, enquanto o Guarani vai até Goiânia enfrentar o Goiás, no Serra Dourada. As duas partidas serão realizadas nesta quarta-feira, às 19h30.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
11min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Mariano faz boa jogada pela direita e cruza na cabeça de Washington, que escora para Emerson marcar
33min - GOOOLLL DO GUARANI!!! Baiano cobra falta e manda a bola no canto esquerdo de Fernando Henrique, que fica apenas olhando
40min - A bola é jogada para dentro da área e Emerson espalma errado. Rodriguinho chuta com endereço certo, mas Ailson tira em cima da linha
SEGUNDO TEMPO
5min - Rodrigo Heffner faz boa jogada individual pela direita, chuta da entrada da área, mas a bola vai por cima do travessão
21min - André Luís vacila, perde a bola para Ricardo Xavier, que dribla Gum e chuta para a ótima defesa de Fernando Henrique
31min - GOOOLLL DO GUARANI!!! Fabão cobra falta, a bola passa no meio da barreira e entra no canto esquerdo de Fernando Henrique
40min - Marquinho recebe de Deco e toca para Darío Conca, que chuta para fora, mesmo com o gol aberto

O Guarani começou melhor a partida, trocando passes e envolvendo o Fluminense. Porém, numa das suas melhores armas, o Tricolor, logo aos 11 minutos, abriu o placar. Mariano cruzou da direita e Washington ajeitou de cabeça para Emerson marcar.

O gol não desanimou o Guarani, que continuou melhor na partida. O Fluminense recuou e tentou explorar os contra-ataques. Porém, aos 29 minutos, Emerson, o jogador ideal para isso, sofreu lesão na coxa esquerda e, aos 32, saiu de campo para a entrada de Rodriguinho.

Além de ter perdido o seu artilheiro, o Fluminense, aos 33 minutos, levou o gol de empate. Valencia, que, enfim, fez a sua estreia com a camisa tricolor, cometeu falta na entrada da área. Baiano cobrou e marcou.

Ainda no fim do primeiro tempo, mesmo não jogando bem, o Fluminense teve a chance para desempatar com Rodriguinho, mas o atacante chutou fraco e o zagueiro Ailson salvou o Guarani cortando em cima da linha.

O Guarani voltou melhor para o segundo tempo. O Fluminense, sem Emerson, dependia muito das jogadas individuais de Darío Conca e Deco, mas a dupla apresentava um futebol abaixo do esperado.

Sem poderio ofensivo, o Fluminense acabou sendo “presa fácil” do Guarani. Aos 21, a equipe paulista, com Ricardo Xavier, teve a chance da virada, mas Fernando Henrique salvou os cariocas. Porém, dez minutos depois, em cobrança de falta, Fabão virou para os donos da casa.

Percebendo que a situação estava complicada para o Fluminense, Muricy Ramalho, aos 34 minutos, sacou o volante Fernando Bob e botou o meia Marquinho para jogar como ponta esquerda, deixando o time no 4-3-3.

Nos minutos finais, o Fluminense melhorou, pressionou e teve, com Darío Conca, a chance do empate. O argentino desperdiçou, o Tricolor perdeu e a vantagem para o Corinthians, que tem uma partida a menos, caiu para apenas um ponto.

Ficha da Partida

Guarani Guarani Técnico: Vágner Mancini
1. Emerson
2. Rodrigo Heffner
3. Fabão
4. Ailson
6. Márcio Careca
5. Renan
7. Paulo Roberto
8. Baiano
17. Diogo
10. Geovane
14. Aislan
11. Mazola
9. Rômulo
18. Ricardo Xavier
Fluminense Fluminense Técnico: Muricy Ramalho
1. Fernando Henrique
2. Mariano
3. Gum
5. Andre Luis
6. Julio Cesar
7. Valencia
8. Fernando Bob
15. Marquinho
20. Deco
11. Conca
10. Emerson
18. Rodriguinho
9. Washington

Data: 05/09/2010 - 16h00

Local: Brinco de Ouro

Árbitro: Carlos Eugênio Simon

Auxiliares: Marcelo Bertanha e Cleriston Rios

Público: 9.962

Renda: R$ 198.694,00

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host