UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
21/09/2010 - 07h02

Lesão de Éwerthon e chegada de Dinei intensificam 'ataque mutante' do Palmeiras

Luiza Oliveira
Em São Paulo
  • Ewerthon é um dos principais atacantes do Palmeiras, mas se lesionou e terá que ser operado

    Ewerthon é um dos principais atacantes do Palmeiras, mas se lesionou e terá que ser operado

O Palmeiras ainda não se encontrou no Campeonato Brasileiro e reflete bem seu ataque inconstante. Desde a chegada de Luiz Felipe Scolari, cinco duplas se revezaram e a tendência é que a indefinição seja ainda maior no setor ofensivo. Isso porque o atacante Éwerthon sofreu uma grave lesão e mais um jogador chega para a disputa: Dinei.

Éwerthon, que teve diagnosticada uma lesão na cartilagem e passará por uma artroscopia no joelho esquerdo ainda nesta semana, será um desfalque importante para o restante da temporada. Artilheiro do time no Campeonato Brasileiro com sete gols, ele é o segundo atacante que mais atuou como titular com Felipão. Foram dez participações. Apenas Kleber começou jogando mais vezes, 13 no total.

A dupla, inclusive, foi a mais constante atuando lado a lado em oito oportunidades. A indefinição é tamanha que até o meia Valdivia, contratado para salvar o setor de criação, tem se aventurado no ataque. A dupla com Kleber aparece em segundo (assim como Luan e Tadeu) entre as mais freqüentes diante de Atlético-MG, Fluminense e Cruzeiro.

Luan, que já teve cinco chances de começar jogando com Felipão, e Tadeu ganharam a chance de virarem protagonistas. Dinei corre por fora. O jogador recém-contratado pertence à parceira Traffic e segundo o vice-presidente de futebol Gilberto Cipullo tem as características que a comissão técnica desejava para seu ataque.

ATAQUE DO PALMEIRAS COM FELIPÃO*

DUPLA PARTIDA
Éwerthon e Tadeu
Kleber e Éwerthon
Kleber e Éwerthon
Kléber e Luan
Valdivia e Kleber
Valdivia e Kleber
Valdivia e Kleber
Luan e Tadeu
Kleber e Luan
Luan e Tadeu
Luan e Tadeu
Éwerthon e Tadeu
Kleber e Éwerthon
Kléber e Éwerthon
Kleber e Éwerthon
Kleber e Éwerthon
Kleber e Éwerthon
Kleber e Éwerthon
Palmeiras 0x2 São Paulo
Palmeiras 2x1 Grêmio
Palmeiras 0x0 Vasco
Palmeiras 1x1 Vitória
Palmeiras 2x3 Cruzeiro
Palmeiras 1x1 Fluminense
Palmeiras 2x1 Atlético-MG
Palmeiras 0x3 Atlético-GO
Palmeiras 0x0 Guarani
Palmeiras 3x0 Vitória
Palmeiras 2x0 Atlético-PR
Palmeiras 0x2 Vitória
Palmeiras 1x1 Goiás
Palmeiras 1x1 Corinthians
Palmeiras 0x0 Ceará
Palmeiras 2x2 Botafogo
Palmeiras 2x4 Avaí
Palmeiras 2x1 Santos

O ex-Atlético-PR, no entanto, terá que esperar mais para entrar em campo. Sua apresentação foi adiada por ainda não ter sido regularizado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela falta de um documento. A expectativa é que a apresentação oficial ocorra ainda nesta terça.

Os números comprovam que a falta de constância pode ser prejudicial para o time. Mesmo tendo Kleber, um dos jogadores mais badalados e caros do país, o ataque palmeirense é o quinto pior do Brasileiro com 24 gols marcados em 23 jogos, ao lado do Goiás. Apenas Ceará (19), Vasco, Flamengo e Grêmio Prudente (todos com 21) têm desempenho inferior.

Para Tadeu, a maior responsabilidade é do setor de criação que não tem correspondido. "Centroavante é sempre cobrado para fazer o gol. No domingo eu não tive nenhuma chance clara de fazer o gol. Mas se você olhar o meu histórico aqui, as poucas chances que eu tive, eu fiz", avaliou.

"Na função que eu faço, a gente precisa receber a bola em condições boas de finalizar. O Valdivia vem crescendo e o Lincoln está voltando. Isso vai melhorando a cada jogo. Mas eu, Kleber e Éwerthon precisamos receber bolas", disse.

*O UOL Esporte considerou a partida contra o Santos que teve o auxiliar Flavio Murtosa no comando

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host