UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
22/09/2010 - 07h10

Lucas rouba de Marlos status de driblador e difere em eficiência ofensiva

Carlos Padeiro
Em São Paulo

Em 11 partidas pelo São Paulo, Lucas marcou dois gols e passou a ser considerado o fator diferencial da equipe de Sérgio Baresi, principalmente após brilhar no clássico contra o Palmeiras, no último domingo. Uma das principais características do jovem de 18 anos é o drible.

NÚMEROS DE LUCAS E MARLOS NO BRASILEIRO

Lucas
Lucas
Clube: São Paulo
Posição: Meia
Marlos
Marlos
Clube: São Paulo
Posição: Meia
0,4 Assistências 0,4
20,5 Bolas recebidas 20,9
5,5 Bolas perdidas 5,4
1,2 Cruzamentos 1,7
4,5 Dribles 3,5
1,8 Faltas recebidas 0,9
0,5 Finalizações certas 0,3
1,5 Finalizações erradas 0,7
2 Gols 1
14,5 Passes certos 15,6
3,5 Passes errados 2,5

Os números comprovam essa virtude. Segundo o Datafolha, Lucas (ex-Marcelinho) já figura como o terceiro jogador mais habilidoso do Brasileirão, com 4,5 dribles por partida. Ele fica atrás do santista Neymar, com 5,9, e do cruzeirense Montillo, com 5,1.

Assim, o meia-atacante rouba de Marlos o status de principal driblador do São Paulo. O camisa 16 apresenta uma média de 3,5 fintas em 18 jogos pelo certame nacional.

Titular durante boa parte de 2010, principalmente com o ex-técnico Ricardo Gomes, Marlos peca pelo fato de não marcar gols. Em 65 confrontos pela equipe tricolor, o meia de 22 anos balançou as redes apenas três vezes (aproximadamente um gol a cada 22 partidas), pouco pela função que exerce em campo.

Já o camisa 37, que virou titular absoluto com Baresi, é mais eficiente ofensivamente (aproximadamente um gol a cada cinco jogos).

Prova disso é a orientação que o técnico interino deu na última terça, véspera do duelo com o Guarani. "Quanto mais próximo da área deixarmos o Lucas, para nós será melhor. Isso não siginifica que ele não pode jogar recuado, porque tem força para arrancar e chegar com a bola."

A revelação oriunda da base são-paulina já ocupou o posto de meia armador, posição que era de Marlos com Ricardo Gomes, e de segundo atacante. Nesta quarta, às 19h30 no Morumbi, diante do clube campineiro, eles podem atuar juntos, caso Ricardo Oliveira fique como opção no banco. Se Oliveira for titular, Marlos segue como suplente.

"A diferença de característica é muito grande. O Marlos com a bola nos pés usa o dribe curto, é um dos grandes jogadores que vi driblar. O Lucas se destaca pela condução de bola e por fazer a ligação rápida do meio para o ataque", opinou Fernandão. "A qualidade é inquestionável para os dois, mas o Lucas acabou tendo uma sequência maior de jogos com o Baresi e vem numa crescente."

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host