UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
17/10/2010 - 07h01

Atlético-MG encara jogo com Avaí como o mais importante da temporada

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte
  • Obina (à dir.) diz que Atlético se preparou para uma final: Não podemos nem pensar em perder ponto

    Obina (à dir.) diz que Atlético se preparou para uma final: "Não podemos nem pensar em perder ponto"

O jogo mais importante da temporada. É dessa forma que o técnico Dorival Júnior e os jogadores do Atlético-MG encaram a partida diante do Avaí, neste domingo, às 16h (de Brasília), em Sete Lagoas. Um triunfo sobre o time catarinense pode, enfim, tirar a equipe da zona de rebaixamento após 20 rodadas consecutivas entre os quatro últimos colocados do Campeonato Brasileiro.

O Atlético é o 18º colocado do Brasileirão e está a dois pontos do time catarinense, que é o primeiro time fora do grupo de queda à Série B. Dessa forma, a perda de pontos contra um concorrente direto e diante da própria torcida é vista pelos atleticanos como algo inconcebível.

“Foi uma preparação de final mesmo. É um concorrente direto, não podemos nem pensar em perder ponto neste jogo. Temos de ter concentração, todo mundo focado no que tem de fazer para, no jogo, se dedicar um pouco mais e conseguir a vitória”, afirmou o atacante Obina.

Na briga contra o rebaixamento, Dorival Júnior não esconde qual o pensamento que passa para os jogadores. “Disse a eles que será o jogo mais importante do Campeonato Brasileiro para o Atlético, porque é um jogo decisivo, em que estamos em disputa direta com seis ou sete equipes, buscando intensamente a saída de uma zona de desconforto, que altera o emocional do grupo e da torcida de uma forma geral. Fizemos a melhor preparação possível, tentamos passar toda tranquilidade e equilíbrio para que voltemos a atuar com segurança”, destacou.

Responsável por formar a dupla de ataque com Daniel Carvalho neste domingo, Obina admite que sonhe com a possibilidade de ver o Atlético fora da zona de rebaixamento. “Venho imaginando isso há tempos. A gente merece, trabalhamos muito, há dedicação de todos, fazendo de tudo para vencer e sair dessa situação. Temos uma chance única, com o apoio do torcedor, um fator positivo para gente. Temos de nos dedicar ao máximo. É uma final em que temos de entrar para conseguir o título”, observou.

Entretanto, apenas uma vitória sobre o Avaí não bastará para que o Atlético saia do grupo dos quatro últimos colocados. Além de um triunfo, a equipe comandada por Dorival Júnior dependerá de que o Atlético-GO, 17º colocado, não vença o Vasco, em Goiânia, ou de uma derrota do Vitória, 15º, para o Grêmio Prudente, em Salvador. Os dois jogos também serão neste domingo.

No caminho contra a queda para a Série B, o volante Zé Luís vê a partida diante do Avaí como oportunidade única. “Estamos cientes que é o jogo do ano para o Atlético. Depois de muito tempo, temos uma oportunidade clara de sair da zona de rebaixamento. Não tem coisa melhor que um jogo decisivo como esse ao lado do nosso torcedor, no nosso campo. É o jogo do ano, temos que dar a vida e jogar como uma decisão. É esse o clima que pede o jogo, temos de estar muito concentrados para vencer”, avaliou.

Contra o time catarinense, o Atlético deve contar com a Arena do Jacaré lotada. Para Dorival Júnior, no jogo deste domingo, o Atlético precisará do apoio incessante do torcedor. “A convocação da nossa torcida teve resposta imediata novamente. Vai ser fundamental que tenhamos grande apresentação, joguemos com o apoio do torcedor e façamos dessa partida um momento de definição desse grupo dentro do Campeonato Brasileiro”, salientou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host