UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
19/10/2010 - 12h10

Carpegiani critica decisão da Conmebol e São Paulo mantém foco no G-3

Thales Calipo
Em Cotia (SP)

O São Paulo viu aumentar suas chances de se classificar para a Libertadores após a decisão tomada pela Conmebol nesta segunda-feira, pela qual o Campeonato Brasileiro dará quatro vagas à próxima edição do torneio continental. No entanto, o técnico Paulo César Carpegiani não se mostrou muito animado com a mudança definida pela entidade.

Para Carpegiani, a alteração terá alguns efeitos negativos. “Não gosto disso [da mudança]. Tira o entusiasmo dos times e não me fixo nisso. Temos algumas metas, e uma delas é atingir o G-3. Voltar com esta condicional é ruim. Não quero que meu time pense nisso. Queremos buscar uma vaga lá em cima”, afirmou o treinador nesta terça-feira em Cotia, onde o São Paulo realizou seu treino.

Após reunião, a Conmebol decidiu que o Campeonato Brasileiro voltará a disponibilizar quatro vagas para a próxima edição da Copa Libertadores. No último mês, a confederação havia estipulado um limite de cinco vagas para times brasileiros no torneio interclubes.

No entanto, como o Internacional é o atual campeão da Libertadores, os gaúchos ocupariam um dos lugares, ao lado do Santos (vencedor da Copa do Brasil), sobrando espaço apenas para os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

Com a mudança, o Atlético-PR, atual sexto colocado do Brasileiro, estaria classificado para a Libertadores (Santos e Internacional, quarto e quinto, respectivamente, já têm vaga assegurada). O time paranaense soma 46 pontos, apenas dois a mais do que o São Paulo, nono.

Mesmo assim, o Campeonato Brasileiro pode voltar a ter o G-3 em apenas uma hipótese. Caso um time do país seja vencedor da Copa Sul-Americana, a sexta vaga destinada ao Brasil seria ocupada pelo campeão. Ainda estão na disputa do torneio continental Palmeiras, Atlético-MG, Avaí e Goiás.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host