UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Ricardo Paes Leme/UOL

Simon foi sorteado para apitar o Gre-Nal do próximo domingo, no Olímpico

21/10/2010 - 08h09

Escolha de Simon gera polêmica e árbitro se diz preparado para o Gre-Nal

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

A escolha de Carlos Simon para a apitar o Gre-Nal causou polêmica nesta quarta-feira, depois que a direção do Grêmio revelou ter pedido a exclusão do árbitro do sorteio. Criticados por falhas a favor do Inter, Simon ignorou as críticas e se disse preparado para trabalhar no clássico deste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

“Não estou preocupado com fulano ou beltrano. Estou há vários anos do futebol e já peguei muitos dirigentes, uns competentes, outros nem tanto. Estou tranquilo, em um ano extraordinário, sem nenhum reparo até agora”, disse Carlos Simon, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Antes, o assessor de futebol do Grêmio, Alberto Guerra, criticou a indicação do árbitro. “A pressão sobre ele será muito grande e o histórico em clássicos não é favorável. Seria até uma maneira de preservar ele não colocar neste jogo pela importância que terá”, afirmou o dirigente.

Ao criticar a escolha, Guerra revelou que o Grêmio pediu à Federação Gaúcha de Futebol que intercedesse junto à CBF para que Simon fosse excluído do sorteio. A FGF pensava em fazer uma homenagem ao árbitro, que se aposenta no final do ano. Com o pedido do Grêmio, o presidente da FGF, Francisco Noveletto, alertou a comissão de arbitragem da CBF. Noveletto se disse “traído” ao saber da confirmação de Simon. O Inter disse que não foi consultado sobre a indicação ou não de Carlos Simon.

No Beira-Rio, a escolha foi vista com normalidade, mas o vice-presidente de futebol, Fernando Carvalho, aproveitou para criticar o adversário. “Quando é um árbitro gaúcho em Gre-Nal de Brasileirão, sempre tem esse ranço de tentar condicionar. É uma estratégia antiga”, disse Carvalho.

Contestado principalmente pela torcida do Grêmio, Simon se defende e admite poucos erros em Gre-Nal. Ele contabiliza a atuação em 19 clássicos até agora.

“Estou preparado e bem auxiliado. Será um trio de Copa do Mundo no maior clássico do futebol brasileiro”, afirmou Simon. Ele será auxiliado por Roberto Braatz e Altemir Hausmann, com quem trabalhou no Mundial da África do Sul.

Grêmio e Inter disputam o clássico gaúcho a partir das 18h30 deste domingo. A partida é no estádio Olímpico.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host