UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
01/11/2010 - 09h03

Apesar de trocar volante por meia, Cruzeiro é mais eficiente nos desarmes

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Depois de duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro e a perda da liderança, o técnico Cuca decidiu alterar os três setores do Cruzeiro para a partida contra o Grêmio Prudente, fora de casa, no sábado passado. Apesar da saída de um volante para a entrada de um meia, a equipe foi mais eficiente nos desarmes na vitória por 2 a 0 sobre o lanterna da competição.

Diante do Grêmio Prudente, Gilberto voltou à equipe titular para atuar ao lado de Montillo no meio-campo e o volante Marquinhos Paraná foi deslocado para a lateral esquerda, na vaga de Diego Renan, que cumpriu suspensão automática. Com uma mudança teoricamente mais ofensiva, o time celeste desarmou o adversário 10% a mais do que em toda a competição.

Na vitória em Presidente Prudente, o Cruzeiro alcançou 121 desarmes. Na média total da equipe nas 32 rodadas já disputadas, foram 109,9 desarmes. No triunfo deste sábado, a equipe comandada por Cuca alcançou 80 desarmes completos – aqueles em que o time retoma a posse de bola em vez de apenas retardar o ataque adversário.

Gilberto cooperou defensivamente com nove desarmes. Ele permaneceu em campo por 76 minutos até ser substituído por Everton, na segunda etapa. O jogador de 34 anos não chegou a finalizar a gol, mas deu a assistência para Robert no segundo gol cruzeirense.

Em contrapartida ao aumento de desarmes, o Cruzeiro também recorreu mais às faltas para frear o ataque do Grêmio Prudente. Em média, o time celeste comete 18,3 faltas no Brasileirão. Esse número saltou para 24 na vitória sobre o lanterna da competição, o que equivale a um aumento de 31,14%.

Satisfeito com o rendimento do Cruzeiro com Gilberto no meio-campo, Cuca já confirmou a permanência do meia ao lado de Montillo contra o São Paulo, nesta quarta-feira, às 21h50, em Uberlândia.

Na lateral esquerda, Diego Renan volta depois de suspensão automática, enquanto Marquinhos Paraná será impedido de enfrentar o tricolor paulista após ter recebido o terceiro cartão amarelo na última rodada.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host