UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
05/11/2010 - 07h04

Preparador de goleiros do Flu diz que Berna será titular até o fim do ano

Marlos Bittencourt
No Rio de Janeiro
  • Em boa fase, goleiro Ricardo Berna seguirá como camisa 1 do Fluminense até o fim do Brasileiro

    Em boa fase, goleiro Ricardo Berna seguirá como camisa 1 do Fluminense até o fim do Brasileiro

As defesas de Ricardo Berna, que salvaram o Fluminense de uma derrota para o Internacional na última quarta-feira, foram decisivas para o goleiro conquistar a confiança do grupo, que trabalhou durante quase todo o Brasileiro com Fernando Henrique e Rafael. O preparador de goleiros do clube, Victor Hugo, disse que o momento favoreceu ao ex-terceiro reserva.

“Berna sempre se manteve motivado porque está no Fluminense e a qualquer momento poderia ser chamado pelo treinador. Mesmo sem jogar, ele estava em melhor fase do que Rafael e vai assim até o fim. Muricy Ramalho observa os treinos e teve a sensação de que havia chegado a vez de Berna”, afirmou o preparador de goleiros.

De acordo com Victor Hugo, Berna se manteve equilibrado, mesmo sem ter a chance de atuar. O comportamento sereno do goleiro foi primordial para conquistar a confiança do treinador, que não pensou duas vezes e, de uma hora para a outra, no dia da partida contra o Botafogo, no Engenhão, sacou Rafael da equipe titular.

“Surgiu a oportunidade para Berna porque ele tem a cabeça tranquila, é centrado no trabalho e transmite confiança a todos nós. O técnico sabe o que faz e escolheu aquilo que acreditou ser melhor para o Fluminense”, explicou Victor Hugo.

Ricardo Berna, que em quatro jogos sofreu apenas dois gols (empate em 2 a 2 com o Atlético-PR) e desde que entrou o time ainda não foi derrotado, disse que se relaxasse, mesmo na reserva, jamais vestiria a camisa 1 do Fluminense novamente. Confiante de que poderá fazer um bom trabalho à frente da meta tricolor, ele lembrou ter crédito com o grupo.

“Se a gente não acreditar as coisas não acontecem. Sei que jogando vou ganhar mais confiança para ajudar os meus companheiros. Eles confiam em mim, mas não posso dizer que o jogo contra o Internacional (0 a 0 no Beira-Rio) tenha sido a minha melhor partida. Há outras muito importantes como esta”, disse Ricardo Berna.

As defesas de Ricardo Berna ajudaram o Fluminense a se manter na liderança do Campeonato Brasileiro, com 58 pontos, e o seu desempenho o confirmou para enfrentar o Vasco no clássico de domingo, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, pela 34ª rodada da competição.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host