UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
CRISTIANO ANDUJAR/AGIF/AE

Botafogo e Avaí fizeram uma partida sem muita emoção e empataram em 0 a 0

07/11/2010 - 18h59

Botafogo empata com o Avaí e se complica na briga pelo título brasileiro

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro*

A vitória era importante para o Botafogo seguir na cola dos líderes, principalmente pelos triunfos de Fluminense, Cruzeiro e Corinthians sobre Vasco, Vitória e São Paulo, respectivamente. Porém, a equipe alvinegra, que não fez uma boa partida, ficou apenas no empate com o Avaí em 0 a 0, neste domingo, na Ressacada, em Florianópolis, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Botafogo chegou aos 55 pontos, na quarta posição, contra 61 do Fluminense e 60 de Corinthians e Cruzeiro. Na briga pelo G-4 (vaga na Libertadores), o Alvinegro está apenas dois à frente de Atlético-PR e Grêmio.

Se para o Botafogo o empate foi ruim, para o Avaí o 0 a 0 foi muito pior. A equipe catarinense, na 18ª posição, chegou aos 34 pontos e segue na zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, já nesta quarta-feira, o Botafogo encara o Ceará, no Castelão, em Fortaleza, às 21h50 (horário de Brasília). O Avaí, no domingo, às 17h (horário de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre, enfrenta o Internacional.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
25min - Lucio Flávio cobra falta para dentro da área, a bola é desviada e o goleiro Zé Carlos pega bem no canto esquerdo
32min - Bruno Henrique arranca com a bola e chuta da entrada da área para a boa defesa de Jefferson em dois tempos
43min - Jobson recebe a bola pela direita e chuta cruzado para a boa defesa de Zé Carlos
SEGUNDO TEMPO
8min - Rudnei recebe livre pela direita, cruza para dentro da área, mas ninguém do Avaí chega e Danny Morais alivia o perigo
20min - Patric é lançado dentro da área, a bola quica, Jefferson abafa e defende em dois tempos
37min - Jobson recebe a bola livre dentro da área, mas chuta por cima do travessão
39min - Após cruzamento da esquerda, Davi, na pequena área, emenda e Jefferson faz sensacional defesa no reflexo salvando o Botafogo

Antes, entretanto, o time catarinense tem compromisso pela Copa Sul-Americana. Na quinta-feira, às 20h (horário de Brasília), o Avaí recebe o Goiás, também na Ressacada, no jogo de volta pelas quartas de final. Na partida de ida, no Serra Dourada, em Goiânia, empate em 2 a 2.

O jogo

Com os desfalques de Márcio Rosário, Marcelo Cordeiro e Somália, o técnico Joel Santana escalou nos lugares Danny Morais, Edno e Fahel, respectivamente. Quando a bola rolou, o Avaí, até por jogar em casa, tomou a iniciativa da partida, enquanto os alvinegros adotaram a cautela.

O Botafogo, aos poucos, foi acabando com o ímpeto do Avaí. A partir daí, entretanto, o jogo caiu de produção. As oportunidades criadas não foram capazes de incomodar Jefferson e Zé Carlos, goleiros de Botafogo e Avaí, respectivamente.

A melhor chance do primeiro tempo só veio aos 43 minutos, num chute de Jobson que Zé Carlos espalmou e salvou o Avaí. O jogo foi para o intervalo empatado mesmo em 0 a 0.

O segundo tempo começou igual ao primeiro: com o Avaí tomando a iniciativa. O Botafogo, desta vez, não conseguia ficar com a posse de bola. Ela “batia e voltava”, deixando a equipe carioca presa no seu próprio campo de defesa.

Percebendo que o Botafogo perdeu o seu meio de campo, Joel Santana, aos 18 minutos, sacou Lucio Flávio e colocou Renato Cajá com o objetivo de dar mais velocidade ao setor. Logo depois, aos 21, o “talismã” Caio entrou no lugar de Alessandro.

As mexidas deixaram o Botafogo arrumado, mesmo o time permanecendo sem criatividade. Para tentar dar uma “sacudida” no Avaí, Vagner Benazzi, aos 28 minutos, tirou Válber e botou o jovem Daniel. Logo depois, na sua última cartada para deixar a equipe mais ofensiva, o treinador colocou Jéferson e Davi nos lugares de Bruno Henrique e Rudnei, respectivamente.

Com as duas equipes buscando a vitória, o Botafogo teve a chance com Jobson, enquanto Jefferson, no reflexo, salvou os cariocas no arremate de Davi. O placar ficou mesmo no 0 a 0, que não agradou ninguém.

Atualizada às 21h45

Ficha da Partida

Avaí Avaí Técnico: Vagner Benazzi
1. Zé Carlos
4. Emerson Nunes
3. Rafael
5. Bruno Henrique
16. Jefferson
2. Patric
8. Rudnei
17. Davi
7. Diogo Orlando
10. Caio
6. Eltinho
11. Válber
18. Daniel
9. Roberto
0 0
Botafogo Botafogo Técnico: Joel Santana
1. Jefferson
3. Antônio Carlos
4. Danny Morais
5. Leandro Guerreiro
2. Alessandro
7. Caio
8. Marcelo Mattos
6. Fahel
10. Lucio Flavio
17. Renato Cajá
11. Edno
9. Jóbson
13. El Loco Abreu

Data: 07/11/2010 - 17h00

Local: Ressacada

Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho

Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Vicente Romano Neto

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host