UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Wallace Teixeira/Photocamera

Tartá fez o gol que maneteve o Fluminense na liderança do Campeonato Brasileiro

07/11/2010 - 21h27

Flu faz gol no início, derrota o Vasco e segue na liderança do Brasileiro

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

Um gol de Tartá, aos três minutos do primeiro tempo, foi o suficiente para o Fluminense derrotar o Vasco por 1 a 0, na noite deste domingo, no Engenhão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve a equipe tricolor na liderança da competição, com 61 pontos, contra 60 de Corinthians e Cruzeiro, que superaram São Paulo e Vitória, respectivamente.

O Vasco, que foi melhor boa parte do clássico e teve chances para, pelo menos, sair do estádio com o empate, estacionou nos 45 pontos, na 11ª posição.

Após o apito final do árbitro, os jogadores do Vasco foram reclamar com Péricles Bassols Cortez, enquanto o atacante Nunes se desentendeu com o zagueiro Leandro Euzébio. Porém, em ambos os casos, a "turma do deixa disso" acalmou os ânimos.

Na próxima rodada, o Fluminense pega o Goiás, no domingo, às 19h30 (horário de Brasília), no Engenhão, enquanto o Vasco, no mesmo dia, mas às 17h (horário de Brasília), recebe o São Paulo, em São Januário.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
1min - Fagner faz boa jogada pela direita e cruza para Nunes. Na pequena área, o atacante, sozinho, manda por cima do travessão
3min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Washington recebe pela esquerda, ajeita e chuta. Fernando Prass dá rebote, Tartá pega a sobra e empurra a bola para o fundo da rede
20min - No contra-ataque do Fluminense, Darío Conca chuta de dentro da área para a boa defesa de Fernando Prass, que manda a escanteio
43min - Mariano sai jogando errado, perde a bola para Max, que invade e área, mas chuta para fora
SEGUNDO TEMPO
11min - Jonathan recebe a bola na entrada da área e chuta para a ótima defesa de Ricardo Berna, que manda a escanteio
21min - Fagner vacila, perde a bola para Marquinho, que entra livre e consegue perder o gol na cara de Fernando Prass
32min - Mariano cruza da direita, a bola passa por todo mundo, Washington não aproveita e perde um gol incrível
37min - Nunes chuta de dentro da área, a bola toca na trave esquerda e não entra
48min - Darío Conca invade a área livre, corta Fernando Prass e rola para Washington. O atacante se enrola com a bola e acaba perdendo

O jogo

O Fluminense, que entrou em campo pressionado pelas vitórias de Corinthians e Cruzeiro sobre São Paulo e Vitória, respectivamente, foi para o clássico sem nenhuma novidade na escalação. Por outro lado, Paulo César Gusmão surpreendeu e escalou o Vasco no 4-3-3, tirando o volante Jumar e botando o atacante Nunes ao lado de Eder Luís, que era dúvida, e Jonathan, substituto de Zé Roberto, suspenso.

O clássico começou eletrizante. Logo no primeiro minuto, Nunes teve a chance de colocar o Vasco em vantagem. Aos três, na primeira investida do Fluminense, Tartá aproveitou rebote de Fernando Prass no chute de Washington e abriu o placar.

Apesar desta vantagem logo no início, o Fluminense não virou “dono da partida” e nem o Vasco se abalou com a derrota parcial. Aliás, a equipe cruzmaltina passou a pressionar o rival em busca do empate.

Aos 32 minutos, numa “blitz” do Vasco, a zaga do Fluminense evitou o 1 a 1. No fim do primeiro tempo, aos 43, Mariano foi sair jogando, perdeu a bola para Max, que invadiu e chutou para fora.

O Vasco retornou para o segundo tempo bem mais elétrico, dominando totalmente o meio de campo e não dando espaço para as subidas dos laterais do Fluminense Mariano e Carlinhos.

Essa superioridade do Vasco quase resultou em gol, aos 11 minutos, mas Ricardo Berna fez ótima defesa no chute de Jonathan. O Fluminense, muito recuado, tentava definir o clássico nos contra-ataques. Teve a chance, aos 21, numa falha de Fagner, mas Marquinho desperdiçou na frente de Fernando Prass.

A partir dos 30 minutos, o Fluminense “sentou no resultado” e passou, definitivamente, a segurar a vitória. Mesmo assim, aos 32, quase fez o segundo com Washington. Melhor, o Vasco seguia pressionando e, aos 37, poderia ter empatado num chute de Nunes que bateu na trave. A vitória tricolor estava assegurada.

Ficha da Partida

Fluminense Fluminense Técnico: Muricy Ramalho
1. Ricardo Berna
2. Mariano
3. Gum
4. Leandro Euzébio
6. Carlinhos
5. Fernando Bob
8. Valencia
7. Marquinho
14. Júlio César
11. Conca
10. Tartá
15. Thiaguinho
99. Washington
1 0
Vasco Vasco Técnico: Paulo César Gusmão
1. Fernando Prass
23. Fagner
3. Cesinha
26. Dedé
43. Max
22. Irrazábal
8. Rafael Carioca
25. Fumagalli
37. Rômulo
6. Felipe
9. Nunes
15. Jonathan
7. Éder Luis
32. Jéfferson Silva

Data: 07/11/2010 - 19h30

Local: Engenhão

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez

Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia e Ricardo M F de Almeida

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host