UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Ricardo Nogueira/Folhapress

Carga sobre Ronaldo resultou em pênalti e vitória do Corinthians sobre o Cruzeiro

15/11/2010 - 18h05

Sandro Meira Ricci diz que acertou em pênalti e teve 'retorno positivo' da CBF

Do UOL Esporte*
Em Porto Alegre e Belo Horizonte

O árbitro Sandro Meira Ricci, que apitou a polêmica partida entre Corinthians e Cruzeiro no final de semana, disse nesta segunda que está tranquilo e que a comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou sua atuação. No sábado, Ricci assinalou pênalti em um lance sobre Ronaldo, que fez o gol e colocou o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro.

“Todos os jogos da CBF são observados por profissionais experientes, que avaliam a arbitragem. Nesse jogo não foi diferente e o retorno da comissão foi positivo. Houve acerto na tomada de decisões capitais. Isso dá tranquilidade para seguir treinando e preparado para o próximo desafio”, afirmou Sandro Meira Ricci em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta segunda.

Alvo de críticas e denúncias por parte do técnico Cuca e do presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, Ricci não quis comentar as declarações contra si, nem disse se levará o assunto à Justiça. Na entrevista, o árbitro reforçou que considera ter acertado nos lances mais importantes da partida.

“Saí de campo sabendo que haveria polêmica, mas com a mente tranqüila. Às vezes não conseguimos acertar tudo, mas naquele caso sabia que estava certo”, complementou.

EM DEFESA DO APITO

O delegado da partida, o ex-árbitro Manoel Serapião Filho, defendeu Ricci, também em entrevista à rádio Itatiaia. "A arbitragem de Sandro Ricci foi absolutamente perfeita, por isso eu lhe dei nota 10, sobretudo em razão do equilíbrio, da serenidade e da tranquilidade emocional que ele revelou em campo".

No entanto, Serapião criticou os assistentes Roberto Braatz e Alessandro de Matos. "Os seus assistentes cometeram alguns equívocos e por isso que não tiraram nota dez, embora nos lances decisivos, sobretudo no lance que em seria cogitado o pênalti do Thiago (Ribeiro), o Alessandro de Matos se houve muito bem e deixou o lance seguir."

Mas em entrevista à Rádio Itatiaia, Sandro Meira Ricci sinalizou que tomará algum tipo de atitude. “As declarações passaram dos limites do âmbito profissional, da crítica simplesmente ao árbitro. A gente entende que futebol envolve uma paixão, mas isso não justifica determinadas declarações, mas não quero pensar nisso neste momento, não. Quando retornar, vou conversar com as pessoas que entendo que seria importante serem ouvidas neste momento, e eventualmente tomar alguma atitude”, disse.

O árbitro confirma que estará nos Estados Unidos pelos próximos dez dias, negando que a viagem tenha sido planejada para escapar da polêmica e que tenha sido afastado pela comissão de arbitragem. Sandro Meira Ricci diz que estará à disposição para atuar já na 37a rodada. “Eu já estava com essa viagem programada e já havia pedido dispensa. Coincidiu com essa partida. A critério da comissão, estarei à disposição na 37a rodada”, completou o árbitro.

* Atualizada às 19h50

A RETA FINAL DOS CANDIDATOS AO TÍTULO

CORINTHIANS, 63 PONTOS FLUMINENSE, 62 PONTOS CRUZEIRO, 60 PONTOS
21/11 - Vitória x Corinthians
28/11 - Corinthians x Vasco
05/12 - Goiás x Corinthians
21/11 -São Paulo x Fluminense
28/11 -Palmeiras x Fluminense
05/12 - Fluminense x Guarani
21/11 - Cruzeiro x Vasco
28/11 - Flamengo x Cruzeiro
05/12 - Cruzeiro x Palmeiras

*Atualizada às 20h40

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host