UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Fernando Santos/Folha Imagem

Tite mudou a cara do Corinthians, que voltou a ser líder deste Brasileirão

17/11/2010 - 07h00

Corinthians de Tite finaliza menos, defende melhor e joga no erro do adversário

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Uma equipe objetiva, com muitos cuidados defensivos e que joga no erro do adversário. Com poucas palavras, desta forma pode ser definido o Corinthians do técnico Tite, que pegou o time longe da liderança e reassumiu o posto de líder na reta final do Brasileirão 2010.

MUDANÇAS DO CORINTHIANS DE TITE

Finalizações Passou a finalizar menos e deixar o adversário chutar mais a gol (9,8 chutes contra 10,8 dos rivais)
Boa defesa Com Tite, o Corinthians sofreu apenas um gol em cinco partidas
Letal no ataque Se chuta pouco, finaliza com mais eficiência. O Corinthians tem vencido seus jogos na 'bola única'

Os números do Datafolha estão aí para comprovar as análises. O Corinthians de Tite finalizou 49 vezes em cinco partidas, o que dá uma média de 9,8 arremates por jogo. Por conta disso, a média geral caiu de 14,6 para 13,9.

A melhora da defesa é incontestável. O Corinthians não sofre um gol desde 3min do segundo tempo do empate por 1 a 1 contra o Flamengo no dia 27 de outubro, o que totaliza 609 minutos sem ser vazado. O gol marcado por Diogo, aliás, foi o único sofrido pelos corintianos sob o comando do técnico Tite em cinco partidas disputadas (média de 0,2/jogo).

O Corinthians de Tite deixa o adversário finalizar mais, achar que tem o domínio do jogo, para jogar no seu erro. Com o treinador, o time alvinegro sofreu 54 finalizações, média de 10,8 por partida (mais do que costuma chutar a gol).

Mas como pôde ser visto nas partidas contra Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro, o Corinthians ganhou na chamada ‘bola única’, mostrando um aproveitamento muito bom das poucas finalizações que teve.

No duelo contra o Vitória (neste domingo, às 17h, no Barradão, com acompanhamento lance a lance do Placar UOL Esporte), o Corinthians defenderá o posto de líder do Brasileirão com 63 pontos. Tite pede manutenção do erro zero no que ele chama de 'zona de segurança' neste jogo.

“Temos de procurar manter o erro zero na zona de segurança. Nós retomamos um padrão defensivo importante. Isso é mérito de toda equipe. O nível de competitividade aumentou”.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host