UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
21/11/2010 - 21h22

Avaí vence Atlético-GO, deixa zona de rebaixamento, e se iguala a rival

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Pouco mais de um mês depois de entrar na zona de rebaixamento, o Avaí conseguiu neste domingo deixar as quatro últimas posições do Campeonato Brasileiro. Em casa, aproveitou a vantagem numérica em campo a partir dos 38min do primeiro tempo para vencer o Atlético-GO por 3 a 0, ultrapassar o Vitória e subir para a 16ª posição do nacional, uma abaixo do rival desta noite. O resultado só não foi mais amplo porque Márcio pegou pênalti mal cobrado por Vandinho na segunda etapa.

Agora, o Avaí depende só de si para escapar da Série B e encontrar o rival Figueirense na elite do Brasileirão na próxima temporada. Nas duas últimas rodadas, pega o Santos, novamente na Ressacada, e fecha a competição contra o Atlético-PR, em Curitiba. Precisa só de quatro pontos.

Apesar da derrota, o Atlético-GO tem situação idêntica. Assim como Avaí, também tem 40 pontos, mas fica na frente, em 15º, porque tem uma vitória a mais – 11 contra dez. Na próxima rodada, pega o desacreditado São Paulo em Goiânia. Depois visita o Vitória, que deverá ser seu rival direto contra o rebaixamento. Se tiver vencido a equipe tricolor paulista, joga pelo empate em Salvador.

O jogo

Precisando vencer a qualquer custo, o Avaí começou a partida com um desfalque de última hora. Com tendinite no joelho, o goleiro Zé Carlos chegou a aquecer no gramado minutos antes do jogo, mas sentiu dores e deixou o campo chorando, aclamado pela torcida catarinense.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

1º TEMPO
5min - Emerson cobra falta rápido para Vandinho, que rola para Caio. O meia bate de esquerda, mas fraco, no meio do gol. Márcio pega.
9min - Juninho chuta de fora da área, com muito veneno e Renan se estica todo para defender com um tapinha no canto esquerdo.
13min - Davi bate falta de longe, acerta o ângulo esquerdo do gol do Atlético-GO e obriga Márcio a fazer grande defesa.
23min – PERDEU!!!!! - Patric acerta o pé da trave do Atlético-GO. O rebote cai nos pés de Davi, na pequena área. Com o gol aberto, atacante manda por cima
38min – EXPULSO!!!! - Quatro minutos após levar o primeiro amarelo, Thiago Felti faz falta feia em Davi e leva o vermelho
39min – GOOOOLLL DO AVAÍ!!!!! Eltinho cobra falta na área, Marcão desvia e Márcio aceita.
2º TEMPO
8min - Davi cruza e acha Rudnei sozinho na área. O camisa 8 cabeceia forte, mas para fora
12min - Novamente Davi. Desta vez ele arrisca de fora da área e Márcio espalma por cima
13min - Émerson completa cobrança de escanteio e cabeceia por cima do gol de Márcio
28min - MÁÁÁÁÁRCIO!!!! - Jairo derruba Vandinho na área. Pênalti que o atacante bate mal e permite grande defesa do goleiro do Atlético-GO
40min – GOOOOLLL DO AVAÍ!!!!! Sem marcação, Jefferson arrisca da entrada da área, acerta o canto de Márcio e amplia
42min – GOOOOLLL DO AVAÍ!!!!! Em cobrança de falta ensaiada, Eltinho rola para Jefferson, que chuta de bico e faz o terceiro

No seu lugar entrou o jovem Renan, que só teve que trabalhar uma vez durante todo o primeiro tempo. Do outro lado, Márcio tinha trabalho praticamente a cada cinco minutos. Primeiro, Emerson bateu falta rápida, Vandinho recebeu na área pela esquerda e rolou para Caio. O meia pegou de esquerda, seu pé ruim, e mandou no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro.

Aos 13min, Davi bateu falta de longe e colocou a bola no ângulo esquerdo de Márcio, que se esticou todo e fez ótima defesa, mandando para escanteio. Antes disso, Renan fez sua única defesa importante do primeiro tempo, em chute de fora da área de Juninho que o goleiro pegou no canto esquerdo.

As melhores jogadas do Avaí nasciam pelo lado direito de campo, com ótima atuação de Patric. Aos 18min, o lateral chutou rasteiro e Márcio mandou para escanteio. Depois, aos 23min, o goleiro só torceu. Patric arriscou chute e acertou o pé da trave esquerda do Atlético-GO. O rebote voltou para Davi, livre no meio da pequena área, com o gol vazio. O atacante, porém, foi pego de surpresa, bateu de primeira e mandou por cima.

Quando o Atlético-GO conseguiu equilibrar o jogo, acabou prejudicado por Thiago Feltri. Quatro minutos depois de levar o cartão amarelo, o lateral esquerdo fez falta dura em Davi, digna de vermelho direto, recebeu a segunda advertência e a expulsão.

Na cobrança da falta que gerou o cartão, o Avaí abriu o placar. Eltinho ergueu a bola na área, Marcão desviou e a bola foi na altura do peito de Márcio. O goleiro foi lento no reflexo e mandou para o próprio gol. Evandro Rogério Roman anotou o gol para Eltinho.

Logo na saída de jogo após o gol, confusão em campo, por conta de falta de Vandinho, que levou o revide. A polícia entrou em campo, mas ninguém foi punido e o jogo seguiu normalmente, mas com o Atlético-GO visivelmente abatido com o gol sofrido e a inferioridade numérica em campo.

Renê Simões só mexeu no time aos 5min do segundo tempo, trocando o meia William pelo atacante Renatinho. A alteração acabou atraindo o Avaí para cima da zaga goiana e o time da casa passou a ter seguidas chances de ampliar. Aos 8min, Caio cruzou e Rudnei cabeceou com força, sozinho na área, mas para fora.

Depois, aos 12min, quem tentou foi Davi, que recebeu na entrada da área, bateu no alto e viu Márcio fazer boa defesa no alto, mandando para escanteio. No minuto seguinte, Émerson completou cobrança de escanteio e cabeceou por cima do gol.

Empurrado pela sua torcida, que compareceu em grande número à Ressacada, lotando o estádio catarinense, o Avaí não se contentou com a vitória por 1 a 0 e se manteve pressionando o Atlético-GO, que não conseguia reagir apesar das substituições ofensivas de Renê Simões.

Aos 28min, Vandinho foi derrubado por Jairo na área. Ele mesmo foi para a cobrança, mas bateu mal, no canto direito baixo de Márcio, sem força. O goleiro acertou o lado e defendeu com certa facilidade. 

Quando o Atlético-GO tentou descontar, deu espaços atrás e levou o segundo gol.  Aos 40min, Jefferson carregou a bola sem marcação, arriscou a batida de fora da área e acertou o canto esquerda de Márcio, que pulou, mas não alcançou. Dois minutos depois, em cobrança de falta ensaiada, o mesmo Jefferson, que entrara no lugar de Rudnei, fez o segundo dele, o terceiro do Avaí.

Ficha da Partida

Avaí Avaí Técnico: Vágner Benazi
1. Renan
2. Patric
3. Emerson Nunes
4. Émerson
6. Eltinho
5. Diogo Orlando
8. Rudnei
16. Jéferson
7. Batista
10. Caio
11. Vandinho
18. Daniel
11. Davi
15. Bruno Silva
3 0
Atlético-GO Atlético-GO Técnico: Renê Simões
1. Márcio
32. Adriano
3. Gilson
4. Jairo
6. Thiago Feltri
7. Róbston
5. Agenor
30. Anaílson
8. Pituca
38. Renatinho
20. William
19. Marcão
10. Elias
11. Juninho

Data: 21/11/2010 - 19h30

Local: Ressacada

Ãrbitro: Evandro Rogério Roman

Auxiliares: Ednilson Corona e Emerson Augusto de Carvalho

Público: 17.800

Renda: R$ 69.980

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host