UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Felipe Oliveira/AGIF/AE

Ronaldo deixa o campo na maca após sentir contusão no primeiro tempo

21/11/2010 - 18h58

Corinthians empata com Vitória, perde a liderança e vê Ronaldo machucado

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Corinthians chegou a Salvador torcendo pelo São Paulo diante do Fluminense, em Barueri, e ciente de que um triunfo no Barradão encurtaria a distância rumo ao título. O plano alvinegro de seguir líder do Brasileiro fracassou. Na Bahia, o Corinthians empatou com o Vitória, 1 a 1, resultado que tirou a liderança do clube paulista.

Isso porque o Fluminense roubou a liderança graças à goleada sobre o São Paulo, 4 a 1. Para piorar a situação do Corinthians, Ronaldo se contundiu ainda no primeiro tempo e pode desfalcar o time nas próximas duas rodadas do Nacional.

O Fenômeno será submetido a exame na terça-feira para avaliar o grau da lesão.

O time carioca reassume o topo, com 65 pontos, um a mais que o Corinthians.

A equipe do Parque São Jorge garantiu acesso à Copa Libertadores de 2011.

Ameaçado de rebaixamento, o adversário Vitória tinha motivos para querer impedir o sucesso corintiano. O empate no Barradão não foi bom para ninguém. A equipe de Salvador chega a 40 pontos, mas caiu para a zona da degola.

Para empurrar o Vitória rumo aos três pontos, a diretoria do clube baiano fez promoção de ingressos, comercializando o bilhete a R$ 10. O Barradão ficou lotado.

Prevendo calor intenso em Salvador, o Corinthians seguiu a receita para minimizar o desgaste provocado pela alta temperatura. O time paulista iniciou a partida trocando passes, assumindo o controle de jogo.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
15 min - Ronaldo deixa Jorge Henrique na cara do gol. Viáfara impede gol corintiano
20 min GOOOOL DO CORINTHIANS - Ronaldo encontrou Danilo se infiltrando na defesa do Vitória. O meia chutou e marcou
24 min - Ramon cobrou falta. Julio Cesar faz boa defesa
42 min GOOOOOL DO VITÓRIA - Viáfara chuta no canto direito, pelo alto. Goleiro pula para o lado esquerdo
SEGUNDO TEMPO
7 min - Elkeson corta zaga corintiana e finaliza. Julio Cesar faz excelente defesa, mandando a bola para escanteio
15 min - Adaílton é lançado na área e finaliza forte, na saída de Julio Cesar. Porém, o goleiro se estica todo e consegue evitar o segundo gol do Vitória
19 min - Júnior dirbla Julio Cesar e marca. Árbitro assinala impedimento
47 min - Alessandro corta o marcador e chuta erradamente, por cima do gol

Em duas jogadas Ronaldo funcionou como meia. Na primeira ele deixou Jorge Henrique frente a frente com Viáfara. O camisa 23 desperdiçou grande chance.

No segundo lance, o Fenômeno percebeu Danilo se infiltrando na defesa do Vitória. O meia recebeu passe de Ronaldo e chutou com a perna esquerda, abrindo o marcador, aos 20 minutos do 1º tempo.

A participação de Ronaldo em Salvador não durou muito. O atacante caiu no gramado colocando a mão na coxa direita, aos 27 min da etapa inicial. Iarley entrou na vaga de Ronaldo.

“Ainda não dá para saber se o Ronaldo poderá enfrentar o Vasco. Apenas com um exame mais detalhado”, informou o fisioterapeuta do Corinthians, Bruno Mazziotti.

Ameaçado, o Vitória tentava ameaçar o Corinthians, insistindo em jogadas pelo meio. Bem postada, a zaga alvinegra brecava os avanços do ataque rival nos 45 min iniciais.

Quando tinha maior controle de bola, o Corinthians cometeu deslize aos 42 min do primeiro tempo. Ralf colocou a mão na bola dentro da área em jogada despretensiosa do time baiano.

A marcação gerou contestação por parte do elenco corintiano, que alegou não ter havido intenção. O goleiro Viáfara cobrou o pênalti e acertou: 1 a 1.

“A gente não tem que ficar reclamando do pênalti. Não somos que nem outras equipes que ficam reclamando. Se marcou está marcado”, disse Roberto Carlos.

“Foi uma infração como outra qualquer, algumas passíveis de cartão, outras não”, disse Carlos Eugenio Simon à rádio Globo, respondendo por que não advertiu Ralf com cartão amarelo.

A ausência de Ronaldo foi sentida no segundo tempo. Iarley avançava pelo lado direito, mas não encontrava uma referência na área. O Corinthians concentrava os passes no sistema defensivo, evidenciando a dificuldade em atacar.  

O Vitória aumentou o volume ofensivo no 2º tempo. Elkeson e Adaílton perderam chances incríveis, ambas frente a frente com Julio Cesar. Nos dois lances, o goleiro corintiano impediu os gols.

Melhor após o intervalo, o clube da Bahia intensificou as jogadas no ataque. Em contragolpe rápido, Júnior cortou Julio Cesar e marcou o gol. Carlos Eugenio Simon assinalou impedimento.

OPINIÃO DO BLOGUEIRO

"O Corinthians, acredite, sentia falta, muita falta da presença de Ronaldo."

Apático no segundo tempo,.Tite decidiu dar mais energia ao time. Sacou Jorge Henrique para a entrada de Paulinho.

O clube baiano seguia superior em campo. Julio Cesar seguia salvando o Corinthians, desta vez em finalização de Henrique.

Visivelmente cansado, o Corinthians permitia os seguidos ataques do Vitória. Em ataques esporádicos, o clube paulista tentava o segundo gol, já sabendo que o Fluminense estava com jogo vencido diante do São Paulo. Alessandro desperdiçou oportunidade de desempatar no final do jogo.

Ficha da Partida

Vitória Vitória Técnico: Antônio Lopes
1. Viafara
2. Nino Paraíba
3. Gabriel Paulista
4. Anderson Martins
6. Egídio
5. Neto Coruja
15. Bida
7. Uelliton
10. Ramón
16. Fernando
8. Elkeson
17. Henrique
9. Junior
11. Adaílton
1 1
Corinthians Corinthians Técnico: Tite
1. Julio Cesar
2. Alessandro
3. Chicão
4. William
6. Roberto Carlos
7. Elias
5. Ralf
8. Jucilei
11. Danilo
23. Jorge Henrique
15. Paulinho
9. Ronaldo
21. Iarley

Data: 21/11/2010 - 17h00

Local: Barradão

Ãrbitro: Carlos Eugênio Simon

Auxiliares: Altemir Hausmann e Julio Rodrigues Santos

Público: 37.468

Renda: 331.800,00.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host