UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
23/11/2010 - 12h31

Atual desempenho ofensivo do Guarani no Brasileiro é pior do que em 2004

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Desde a saída do atacante Roger, hoje no Japão, <br>o Guarani não encontrou um substituto à altura

    Desde a saída do atacante Roger, hoje no Japão,
    o Guarani não encontrou um substituto à altura

O baixíssimo aproveitamento no ataque explica, e muito, a situação delicada em que se encontra o Guarani. Atravessando um péssimo momento no Campeonato Brasileiro, no qual não sabe o que é vencer há 11 partidas, o clube bugrino amarga também a pior média de gols de toda a década na competição nacional (nas Séries A, B e C). O rendimento em 2010 chega a ser inferior ao obtido em 2004, ano em que a equipe campineira caiu para a Segunda Divisão.

Naquela temporada, a média de gols do Guarani ao final da competição era de 0,93 gol por jogo. Neste ano, a média é de 0,91 faltando duas rodadas para o término do Nacional. Para o técnico Vágner Mancini, o sistema ofensivo do time precisa entrar em campo com mais determinação. “Falta sorte, mas também falta conscientização na formação das jogadas, falta mais arremate em gol”, cobrou.

Não há como negar, aliás, que desde a saída do atacante Roger a equipe bugrina não se encontrou no ataque. O ex-camisa 9 tinha uma média de um gol por jogo (fez seis gols em seis jogos) e chegou a ocupar a artilharia isolado do Campeonato Brasileiro. O clube campineiro, vale lembrar, figurou na quinta colocação ao final da 7ª rodada

No entanto, durante a paralisação do Campeonato Brasileiro devido à Copa do Mundo na África, Roger foi vendido ao futebol japonês e, de lá para cá, a equipe alviverde não achou um substituto à altura. Atualmente, o artilheiro do time é o veloz Mazola, com sete gols. Porém, o atacante passou em branco nas últimas dez rodadas e também tem contribuído negativamente para o fraco aproveitamento ofensivo.

“Precisamos jogar futebol, o Guarani tem jogado pouco futebol e com isso tem tido muita dificuldade”, lamentou o técnico Vágner Mancini, que agora tem a missão de livrar a equipe do provável rebaixamento. Com apenas 37 pontos ganhos, o time alviverde aparece na 18ª colocação, dentro da zona da degola.

Na sequência do Campeonato Brasileiro, o adversário é o Grêmio, às 17h do próximo domingo, em Campinas.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host