UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
LC Moreira/AE

Maikon Leite, do Atlético-PR, disputa bola com Erivélton, do Ceará, no empate por 1x1

28/11/2010 - 19h00

Atlético-PR empata com Ceará no Castelão e dá adeus à Libertadores

João Carlos de Santa
Em Curitiba

O Atlético-PR deu adeus, neste domingo, ao sonho da Libertadores da América. Jogando no estádio Castelão, em Fortaleza, o time rubro-negro apenas empatou por 1 a 1 com o Ceará e não tem mais como ultrapassar os principais concorrentes, Grêmio e Botafogo, que venceram neste domingo e decidem a vaga em confronto direto, no próximo domingo, em Porto Alegre.

O Ceará, que jogou com dez homens desde 1 minuto do segundo tempo, termina a rodada na zona de classificação para a Sul-Americana, em 11º lugar com 47 pontos. O time manteve o excelente retrospecto em seu campo, no qual perdeu apenas uma vez no campeonato.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
17min- Magno Alves penetra na área pela direita e bate cruzado, com assustando o goleiro Neto
28min- Maikon Leite faz jogada individual e chuta forte. A bola explode no travessão de Michel Alves
36min - GOOOL DO ATLÉTICO-PR!!! Paulinho cobra falta na área. O zagueiro Rafael Santos ganha da defesa e cabeceia para marcar
42min - GOOOL DO CEARÁ!!! Magno Alves carrega a bola sem ser incomodado, invade a área a bate. O chute desvia em Manoel e entra.
SEGUNDO TEMPO
11min- Bruno Mineiro faz boa jogada e chuta forte. Michel Alves, em bela intervenção, evita o gol
14min- Guerrón recebe e bate de bico. O chute sai forte, mas Michel Alves espalma e a zaga alivia
38min - Netinho faz o giro, chuta forte, Michel Alves faz a defesa no susto e a bola sai pela linha de fundo.

Para seguir na disputa pelo G-4, o Atlético precisava vencer neste domingo. Com o empate, caiu para a sexta posição, com 57 pontos, e ficou a três do Grêmio, que venceu o Guarani neste domingo e manteve o quarto lugar. Agora, a equipe da Baixada apenas cumpre tabela na última rodada, domingo, contra o Avaí.

"Jogamos o segundo tempo inteiro com um a mais e não conseguimos aproveitar. Acho que faltou tranquilidade e perdemos para nós mesmos", lamentou o volante Claiton.

O jogo

Apesar do calor, a partida começou bastante movimentada, com os dois times empregando velocidade. Antes dos 15 minutos, no entanto, poucas chances de gols ocorreram.

O Ceará ameaçou aos 17, com Magno Alves, que bateu forte e assustou o goleiro Neto. O Atlético respondeu aos 28 minutos, quando Maikon Leite fez jogada individual e acertou o travessão do goleiro Michel Alves.

Com o gol do Grêmio, diante do Guarani, em Campinas, o time paranaense aumentou a pressão, pois estava ficando fora da briga pela Libertadores. Aos 36 minutos, Paulinho cobrou falta na área e o zagueiro Rafael ganhou da defesa e cabeceou para abrir o placar.

O time rubro-negro estava novamente na disputa pelo G-4, mas cochilou e permitiu o empate. Aos 42 minutos, Magno Alves carregou a bola para dentro da área e bateu cruzado. A bola desviou em Manoel e entrou.

Logo após o reinício do segundo tempo, Guerrón partiu com bola dominada e recebeu falta de Diego Sacoman, que já havia recebido o cartão amarelo e foi expulso.

Com um homem a mais, o Atlético partiu em busca do gol, pois o empate o eliminava da Libertadores. O time paranaense chegou a ameaçar, aos 11 minutos, com Bruno Mineiro e aos 14, com Guerrón. Em ambas  as vezes, o goleiro Michel Alves fez boas defesas e evitou o gol.

Apesar da desvantagem numérica, o Ceará não se intimidou e cresceu na partida. Aos 25 minutos, Magno Alves bateu, para defesa parcial de Neto. No rebote, o atacante chutou novamente e acertou o travessão.

Nos quinze minutos finais, o Atlético partiu para o tudo ou nada. O técnico Sérgio Soares chegou a escalar quatro atacantes, com a entrada de Marcelo. Apesar de pressionar bastante, o time paranaense não conseguiu superar o valente time cearense e se despediu da vaga para a Libertadores.

CEARÁ 1 X 1 ATLÉTICO-PR

Ceará
Michel Alves; Boiadeiro (Luizinho), Diego Sacoman, Fabrício e Anderson; Euzébio (Reina), Careca,  Michel e Geraldo; Magno Alves, Marcelo Nicácio (Camilo)
Técnico: Dimas Filgueiras

Atlético-PR

Neto; Wagner Diniz (Marcelo), Rafael Santos, Manoel  e Paulinho; Deivid (Claiton), Vitor (Netinho), Branquinho e Guerrón; Maikon Leite e Bruno Mineiro
Técnico: Sérgio Soares

Data: 28/11/2010
Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Ednílson Corona (Fifa-SP) e João Bourgalber Nobre Chaves (SP).

Cartões amarelos: Guerrón, Deivid (Atlético-PR); Diego Sacoman, Geraldo (Ceará)
Cartões vermelhos: Diego Sacoman (1min do 2º)
Gols: Rafael
Santos, aos 36min e Manoel (contra), aos 42min do primeiro tempo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host