UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Neco Varella/UOL Esporte

Clementino marcou 5 gols em 170 minutos, o que gera média de um a cada 34 jogados

29/11/2010 - 07h03

Diego Clementino marca a cada 34 minutos, ganha "facts" e vira ídolo gremista

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre

O atacante Diego Clementino nunca começou um jogo como titular do Grêmio, mesmo assim é um dos mais queridos do torcedor. Entrando sempre no segundo tempo dos jogos, o ex-jogador do América-MG ostenta a impressionante marca de um gol a cada 34 minutos em campo. A inusitada situação fez com que o atleta virasse ídolo e ganhasse até "Clementino Fact's" na internet.

A identificação de Diego Clementino com a torcida do Grêmio foi imediata. Em seu primeiro jogo, o atacante entrou no segundo tempo e logo que tocou na bola aproveitou uma falha de Rogério Ceni e marcou contra o São Paulo, no Olímpico. E assim foi contra o Vitória, Goiás e Atlético-PR, até neste domingo, quando entrou na segunda etapa, sofreu o pênalti que gerou o gol de Jonas - segundo do Grêmio contra o Guarani - e marcou o terceiro. Ao todo, o avante soma somente 170 minutos em campo e 5 gols, logo, marcou um a cada 34 minutos.

Atacante de velocidade, Diego Clementino resolveu um problema que a direção do Grêmio pretendia desde o início da temporada: a falta de um jogador para o segundo tempo. Depois do insucesso na tentativa de contratar Éder Luís - que foi para o Vasco - os cartolas gremistas estavam descrentes na possibilidade de encontrar tal atleta quando Renato Gaúcho o indicou.

"Eu já tinha visto ele jogar, o conhecia da Série B, e quando indiquei sabia que era o jogador que precisávamos. Ele tem velocidade e joga pelos lados. Ele nos ajudou muito hoje, assim tem sido durante todo o campeonato. É mais um jogador importante do grupo", disse Renato Gaúcho. O técnico, inclusive, brincou sobre a idolatria que se criou sobre o atacante afirmando que ele é bom, mas não "o Renato".

Além dos gols no pouco tempo em campo, Diego Clementino tem outro ponto que o faz ser bem aceito pela torcida: o número da camisa. Desde sua estreia, o jogador opta por vestir a número 16, mesmo utilizado por Jardel, goleador do time na conquista da Libertadores de 1995.

"Hoje, novamente consegui fazer uma boa partida, marcando mais um gol. Em um momento importantíssimo para o Grêmio na competição, poder contribuir com minha equipe é algo que me deixa muito feliz. Acredito que a fase que vivo hoje, no clube, é excepcional e deve ser atribuída, principalmente, ao carinho que recebo da torcida tricolor, além da confiança de diretoria, treinador e meus companheiros de clube", disse Diego.

O GRÊMIO NO TWITTER

Na internet, a "febre" pelo atacante toma proporções ainda maiores. Depois da última partida, o jogador ganhou "Clementino Fact's" no Twitter e é presença frequente nas discussões de aficionados. As frases citam sempre os gols marcados no fim dos jogos.

"Clementino nunca jogou um primeiro tempo", "A Fifa excluiu o gol de ouro do futebol por culpa do Clementino, motivo: o gol de ouro é sempre dele", "Quando Clementino chega na beira do campo para entrar, o marcador altera para um gol a mais para o Grêmio", "O mundo acaba em 2012. Não para Clementino, que ficará para os acréscimos", "Clementino sabe que futebol só dura 9 minutos", e "O regulamento no site da CBF diz: na ausência de um relógio, o fim da partida será decretado por um gol de Diego Clementino", são exemplos da criatividade do torcedor.

Natural de São Paulo, Diego José Clementino tem 1,75 de altura, 67Kg e 26 anos. "Temos 60% dos direitos dele, é uma belíssima surpresa tudo que está jogando", comemorou o presidente gremista Duda Kroeff.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host