UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
01/12/2010 - 07h06

Botafogo usa polícia do Rio de Janeiro como inspiração para vencer o Grêmio

Pedro Ponzoni
No Rio de Janeiro

O Botafogo terá uma verdadeira final no domingo, às 17h (horário de Brasília), no Olímpico, para o confronto diante do Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A partida vale a classificação para a Copa Libertadores de 2011 e a equipe tem uma inspiração para conseguir seu objetivo.

Lucio Flavio revelou que a polícia do Rio de Janeiro merece toda a reverência porque conseguiu retomar o poder em um conjunto de favelas que era dominado pelo tráfico de drogas: a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.

“Vamos jogar a última partida do ano e nosso objetivo continua sendo conseguir uma vaga para a Libertadores. A importância dessa partida é muito grande. Podemos tirar como grande exemplo para essa partida, o papel da polícia do Rio de Janeiro. Poucos acreditavam, mas eles conseguiram retomar a ordem nas duas favelas. Em minha visão, eles são os grandes vitoriosos esse ano. Os botafoguenses e outros torcedores podem fazer uma festa no domingo, mas nós que vivemos no Rio devemos dar os parabéns para a polícia”, analisou Lucio Flavio.

O meia acredita que assim como a polícia, sua equipe deve atacar o Grêmio com estratégia. Ele entende que o Botafogo deverá seguir os planos traçados pelo “general” Joel Santana.

“A polícia teve como estratégia esperar os bandidos em primeiro lugar. Depois acabou entrando na favela com muita estratégia. Foi interessante ver como conseguiram pegar os bandidos e apreender drogas e armas. Quanto ao nosso jogo, o Grêmio é sempre um adversário perigoso. Eles são fortes no estádio deles. Por isso, vamos ouvir nosso general que dará as coordenadas corretas. Nós, os soldados, vamos obedecer o que ele traçar”, brincou.

No compromisso do final de semana, o Botafogo precisará vencer para atingir a quarta colocação do Campeonato Brasileiro. A posição, no entanto, não iria garantir a vaga na Copa Libertadores de 2011. Isto porque, o Goiás disputa a final da Copa Sul-Americana. Caso se sagre campeão, o time esmeraldino não permitiria que o 4° colocado no Brasileirão assegurasse vaga na principal competição do continente.

BOTAFOGO NO TWITTER

Para essa partida, o técnico Joel Santana não poderá contar com Márcio Rosário, que está suspenso. Danny Morais surge como provável substituto. Leandro Guerreiro e Somália podem ser aproveitados logo de início. Já Herrera, ficaria como opção no banco de reservas.

Sendo assim, o Botafogo deve jogar com: Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Danny Morais; Alessandro, Fahel, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Edno e Loco Abreu.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host