UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
02/12/2010 - 09h14

Após vice da Libertadores em 2008, título vira questão de honra para Berna

Bernardo Feital e Marlos Bittencourt
No Rio de Janeiro

Nos últimos dois anos o Fluminense perdeu dois títulos internacionais em casa, a Libertadores de 2008 e a Sul-Americana, em 2009. A equipe, porém, novamente tem a oportunidade de decidir em casa outra competição: o Campeonato Brasileiro. Basta uma vitória domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão, sobre o Guarani, pela última rodada da competição.

O goleiro Ricardo Berna afirmou com todas as letras que o Fluminense não entregará o troféu para quem quer que seja. Segundo ele, como o título está bem próximo, os jogadores não poderão, em hipótese alguma, deixá-lo escapar porque a concentração para a partida final do Campeonato Brasileiro é total.

“Não vamos abrir mão do título, esse é o nosso pensamento e o da nossa torcida, que será maioria esmagadora no Engenhão. Será um fato que vai entrar para a história. Não podemos perder esta oportunidade, não faltará luta ou empenho porque queremos dar esta alegria para a torcida”, afirmou Ricardo Berna.

A derrota que recentemente mais abalou os tricolores foi a da Libertadores, muito mais até do que para a mesmo LDU, do Equador, em 2009, quando o time não faturou o título da Copa Sul-Americana. Para Ricardo Berna, 2 de julho (data da partida) e os dias posteriores à catástrofe do Maracanã foram terríveis.

“A derrota para a LDU nos serviu de lição. O que aconteceu lá atrás certamente nos marcou muito e não quero passar por aquela experiência novamente. Não podemos desperdiçar a chance porque temos jogadores que sabem decidir a partida. Só vamos pensar no que fazer para superar o Guarani”, recordou o goleiro.

Para ser campeão o Fluminense terá de vencer um Guarani rebaixado. O problema, no entanto, é que o time carioca já duelou com a equipe de Campinas e perdeu por 2 a 1. As baixas também sofridas pelo time, Baiano e Mazola não jogam, não animam o goleiro Ricardo Berna. Para ele, a equipe precisa entrar em campo com o motor roncando em alta rotação.

“Enfrentamos o Guarani no primeiro turno e perdemos em Campinas. O time deles vem desfalcado, mas tem muita qualidade. E isso não mudará a disposição que eles virão nos enfrentar no Engenhão. Temos de entrar com gás total para buscar a vitória”, alertou.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host