Topo

Atlético-MG se inspira na trajetória do Fluminense para ter êxito em 2011

Zé Luís lembra que Fluminense brigou para não cair em 2009 e está perto do título nesta temporada - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Zé Luís lembra que Fluminense brigou para não cair em 2009 e está perto do título nesta temporada Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Em Vespasiano (MG)

03/12/2010 17h05

Depois de passar a maior parte do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento e encontrar alívio somente na penúltima rodada, Atlético-MG, busca exemplos no futebol para que a temporada 2011 seja bem diferente. Um deles é o Fluminense, candidato ao título brasileiro de 2010, mas que no ano passado escapou por pouca da segunda divisão.

O volante Zé Luís espera que o Atlético repita, em 2011, a trajetória do Fluminense nesta temporada. “Temos como exemplo o Fluminense, que ano passado lutou também contra o rebaixamento e hoje está brigando pelo titulo, e você tira muita força, pois passa o tempo todo convivendo com dificuldade, com pressão e são nestes momentos que a gente tira lição e forma um time vencedor”, observou.

Assim como o Atlético neste ano, o Fluminense passou o Brasileirão 2009 lutando contra o rebaixamento. O tricolor carioca se safou da queda, depois de ser dado como virtual rebaixado à Série B, na última rodada da competição.

Já a campanha deste ano foi bem diferente para o time comandado pelo técnico Muricy Ramalho. Com reforços de peso, como Deco, Emerson e a manutenção da base da equipe da temporada passada, que tem Conca como destaque, o Fluminense lidera o Brasileirão e, na última rodada, precisa vencer o Guarani, neste domingo, às 17h, no estádio Engenhão, para ser campeão.

A equipe mineira viveu ao longo das 37 rodadas do Brasileirão 201o com a pressão do rebaixamento. O time alvinegro ficou 25 rodadas na zona de “degola”, sendo 21 delas seguidas, e só conseguiu escapar matematicamente na penúltima rodada, quando derrotou o Goiás por 3 a 1, em Sete Lagoas.

Para Zé Luís, o Atlético se fortaleceu com a atual temporada. “A gente comenta internamente que esta situação aconteceu para a gente sair fortalecido, Espero que 2011 seja bem diferente, que a gente conquiste um título grande, pois já passou da hora de a gente conseguir isso para dar um retorno por tudo o que o Atlético vem fazendo pela gente”, afirmou.

ATLÉTICO-MG NO TWITTER

O volante Serginho acredita que o time mineiro, com a manutenção da base deste ano e do técnico Dorival Júnior, que tem contrato até o final de 2011, poderá ter uma temporada melhor.

“No ano que vem o Dorival ficando, acertando os jogadores, vamos ter um time muito forte. Com a base, vamos, sim, brigar por títulos e não pela zona de rebaixamento. Mas temos de ter a cabeça tranquila para tudo isso”, disse.