Topo

Contra Guarani, Fluminense tenta quebrar tabu de seis anos

Bernardo Feital e Marlos Bittencourt

No Rio de Janeiro

03/12/2010 07h09

A rivalidade Rio-São Paulo é muito grande e, principalmente no futebol, a disputa historicamente sempre foi bastante acirrada. Nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro, porém, o Fluminense bateu com certa facilidade o São Paulo e Palmeiras, por 4 a 1 e 2 a 1, respectivamente, jogando longe de terras cariocas.

No último embate da competição, o paulista em questão será do interior de São Paulo. O Guarani vem ao Engenhão neste domingo, às 17h (horário de Brasília), e, se o Tricolor carioca conseguir derrotar a equipe de Campinas, se sagrará campeão brasileiro de 2010, após 26 anos de espera. Contudo, a última vez que o Fluminense ganhou três vezes seguidas de uma equipe do Estado de São Paulo pelo Brasileiro foi em 2004.

Na época, as vitórias chegaram de forma intercaladas e não foram em partidas consecutivas, como se apresenta a tabela para o Tricolor em 2010. Nas 14ª,16ª e 18ª rodadas do ano, o Fluminense encarou São Caetano, Santos e Corinthians e também venceu os três jogos (1 a 0, 1 a 0 e 2 a 0).

Apesar do Guarani já estar rebaixado, o atacante Washington não acredita em vida fácil para o Tricolor. Para fazer a festa, o Fluminense ainda precisa jogar sério. “Temos de encarar com seriedade e merecer ganhar a partida. Não podemos dar oportunidades para eles, que virão mais leves”, disse.

Neste final de temporada, a rivalidade que ficou marcada foi a regional. Tanto São Paulo e Palmeiras foram acusados de fazer “corpo mole” em sua partida diante do Fluminense. No Rio de Janeiro, o Vasco recebeu as mesmas críticas pelo resultado adverso diante do Cruzeiro.